Instituto de Controle do Espaço Aéreo fornece suporte à artilharia antiaérea das Forças Armadas para os Jogos Olímpicos

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) promoveu a implementação do sistema Visualizador de Imagem Radar para emprego Antiaéreo (VISIR) em localidades onde estão ocorrendo os eventos dos Jogos Olímpicos.

arcos2

O sistema VISIR desenvolvido pelo ICEA consiste em um reprodutor da imagem radar local num monitor comum. É uma adaptação do Terminal Radar de Imagem Sintética (TARIS), comumente utilizado em Torres de Controle de Tráfego Aéreo (TWR), e está sendo utilizado pela artilharia antiaérea do Exército, da Marinha e da Aeronáutica durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como ocorreu na Copa do Mundo FIFA 2014.

Equipes da Subdiretoria de Pesquisa do ICEA realizaram, no período de 24 a 31 de julho, a implementação do VISIR em Brasília, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, cidades a partir das quais grupamentos de artilharia antiaérea têm promovido a segurança dos espaços aéreos concernentes aos Jogos Olímpicos.

O coordenador de planejamento e execução do sistema VISIR, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fernando Garcia Pfütze, comentou que a experiência adquirida na Copa do Mundo foi muito válida para a implementação do sistema nos Jogos Olímpicos. "A instalação do VISIR foi muito mais rápida e eficaz, graças a proatividade das equipes responsáveis pela implementação e o apoio que o ICEA recebeu dos diversos órgãos envolvidos nesta missão tão importante para as Forças Armadas” - ressaltou o Major Fernando.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do ICEA
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br