DTCEA Santa Cruz atua nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

A missão do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC) nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é prover o apoio operacional necessário, através dos serviços de controle de tráfego aéreo, informação aeronáutica e meteorologia, para que a aviação militar possa cumprir o seu trabalho de policiamento e defesa do espaço aéreo, principalmente nas áreas destinadas a concentrar os eventos desportivos.

4

No período de realização da Olimpíada, militares do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) foram deslocados para o DTCEA-SC para apoio aos serviços. Um Oficial Superior também foi designado para servir de elo entre o Destacamento e as autoridades na Sala Master de Comando e Controle no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) para atuar em caso de demandas que careçam de uma interação mais imediata entre esses órgãos.

Os militares do DTCEA-SC possuem bastante experiência na prestação de serviços durante grandes eventos já realizados no Brasil, tais como: RIO +20, Jogos Mundiais Militares 2011, Jornada Mundial da Juventude 2013 e Copa do Mundo de Futebol. Para as Olimpíadas, todos os controladores de tráfego aéreo do Destacamento de Santa Cruz passaram por treinamento em simuladores no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), visando aprimorar os trabalhos com alta demanda de tráfego no aeródromo de Santa Cruz. Eles treinaram situações especiais de emergências e situações AVSEC (Aviation Security) como apoderamento ilícito de aeronaves, suspeita de bombas, entre outros atos conta a segurança da aviação, ou seja, ligadas à segurança da aviação civil.

Alguns militares que prestam serviço na Sala de Informações Aeronáuticas (AIS) também tiveram treinamento específico no ICEA, voltado ao atendimento da demanda durante as competições.

Fonte e fotos: DTCEA-SC
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydm@decea.gov.br