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DECEA NA RIO 2016

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  • Sala Master de Comando e Controle



    A Sala Master de Comando e Controle reúne - em um ambiente de plantão voltado à coordenação de ações e tomada de decisões, 24 horas por dia -, representantes de todas as organizações envolvidas direta ou indiretamente na estrutura do transporte aéreo do País.

    A estrutura está instalada no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pelo gerenciamento de todos os voos dentro da área de controle do espaço aéreo brasileiro.

    Cercados por telões que indicam em detalhes a situação de pistas, pátios e terminais dos aeroportos das cidades-sede, bem como visualizações dos radares com as respectivas informações de voo e o posicionamento de aeronaves no espaço aéreo dessas regiões, os profissionais atuam sob uma demanda constante de informações e decisões, inerentes a coordenação do gênero.

    O uso da Sala Master já obteve experiências bem-sucedidas em outras ocasiões, como na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, e durante a Copa do Mundo, em 2014.

    Para os Jogos Olímpicos Rio 2016, participam da Sala Master representantes do DECEA, do CGNA, do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Comitê Olímpico Internacional (COI), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), da Autoridade Pública Olímpica (APO), do Departamento de Polícia Federal (PF), da Receita Federal (RF), do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Também integram o grupo, empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo (apoio em solo), a IATA (International Air Transport Association) - representando empresas aéreas internacionais -, de empresas de aviação executiva e dos administradores dos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Campinas (SP).

    A Sala Master de Comando e Controle permite consolidar um conceito que unifica e padroniza processos dos diversos elos envolvidos, direta ou indiretamente, nas questões do espaço aéreo e aeroportos, visando garantir a segurança dos usuários por meio do gerenciamento de informações e do processo de tomada de decisão colaborativa.

  • Aeroportos Coordenados



    A fim de gerenciar o crescimento dos movimentos aéreos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o CGNA coordenará os aeroportos elencados pela Casa Civil e Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), em articulação com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), conforme o tipo de operação e de infraestrutura aeroportuária envolvida.

    A coordenação de um aeroporto é o processo no qual se estabelece intervalos de tempo pré-agendados (denominado SLOT ATC) para as operações de pouso e decolagem de cada aeronave. O objetivo é demarcar previamente toda a utilização do aeroporto de modo que sua capacidade operacional não seja ultrapassada por operação de voos de última hora, mantendo a eficiência na prestação dos serviços, segundo os condicionamentos de pista, pátio e terminal (embarque e desembarque, doméstico e internacional).

    O período da coordenação dos aeroportos será de 19 de julho a 23 de setembro de 2016, podendo variar de aeroporto para aeroporto, a depender do número de eventos esportivos.

    A ANAC alocará SLOT ATC para voos comerciais regulares (domésticos e internacionais), voos comerciais não regulares (domésticos e internacionais) e voos de delegações.

    A SAC ficará responsável pela alocação das aeronaves transportando os chefes de Estado e de Governo, além de VIPs, consideradas desta forma pelo governo brasileiro.

    O CGNA será o responsável pela alocação das aeronaves que realizam os serviços aéreos privados e especializados públicos, além de táxi aéreo.

    Para efetuar o cadastramento e conhecer os procedimentos para a obtenção do SLOT ATC, o usuário de aviação geral deverá consultar a AIC específica ou, então, acessar o site do CGNA.

  • Capacitação



    Desde novembro de 2012, cerca de 2.600 controladores de tráfego aéreo vêm participando de um complexo programa de capacitação voltado especialmente às demandas estimadas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, inclusive no que diz respeito a situações extremas, como ações terroristas, sequestros de aeronaves e identificação de aviões que, por ventura, se aproximem dos locais de competições sem autorização. Destaca-se que esse treinamento, com foco nas Olimpíadas, foi realizado pela primeira vez em ambiente simulado integrado. Um marco na evolução do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

    O treinamento, intitulado PROSIMA – Programa de Simulação de Movimentos Aéreos –, promoveu a demonstração de tráfegos da circulação aérea nacional, da aviação civil e militar, em áreas demarcadas para rotas aéreas, aproximações, tráfego de aeródromo e manobras.

    Para garantir um fluxo de trafego aéreo rápido, seguro e ordenado, bem como a defesa do espaço aéreo brasileiro em toda sua extensão, os controladores de tráfego aéreo estarão de prontidão para prestar um serviço de excelência, atestado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) em suas auditorias.

  • Defesa



    O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) é o órgão responsável pela defesa aérea no País. Com aeronaves modernas, profissionais capacitados e uma doutrina de atuação consolidada, o COMDABRA assegura diariamente a soberania do espaço aéreo, de forma ininterrupta, cumprindo a missão do Comando da Aeronáutica.

    Com alocação planejada dos meios, materiais e efetivo, garantiu a defesa e a segurança das instalações e dos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), em 2012, da Copa das Confederações de Futebol e da Jornada Mundial da Juventude Católica, em 2013, e da Copa do Mundo de Futebol FIFA Brasil 2014.

    Não será diferente durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O COMDABRA estará presente, atuando de modo coordenado e integrado com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e os demais elos do Comando da Aeronáutica, para assegurar a defesa do espaço aéreo das cidades-sede.