- Página Inicial
- Nossas Unidades
- CISCEA
CISCEA
Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo
Planeja, implanta, atualiza e revitaliza os ativos de vigilância e controle do espaço aéreo em todo o Brasil.
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), há 28 anos, mantém o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) em permanente estado de atualização. Sempre atendendo à crescente demanda do tráfego aéreo, nacional e internacional, e implantando as mais modernas tecnologias. Toda e qualquer mudança no cenário do espaço aéreo brasileiro, uma vez decidida, é entregue a esta unidade para ser executada.
Muitos não sabem, mas a instalação de um novo auxílio à navegação aérea, a substituição de um equipamento antigo por um novo ou a realocação desses é um trabalho que se faz, muitas vezes, com um mínimo de três anos de planejamento. Do momento da decisão até que o equipamento esteja funcionando operacionalmente, o tempo consumido no processo envolve desapropriação de terrenos, elaboração de projetos, celebração dos contratos, acompanhamentos de garantias, licitações para obras, etc. - o que demanda um planejamento ágil, flexível e eficaz por parte do órgão. Tudo com um cronograma muito preciso, de modo que, no tempo necessário, as operações estejam funcionando a contento.
No DECEA, a CISCEA é entendida como uma empresa com capacidade de executar do seu plano de trabalho anual mais de 95% do planejado, o que em termos de órgão governamental é incomum.
Criada pela Portaria nº S-001/GM4 de 23 de julho de 1980, a CISCEA desde então foi a grande responsável pela implantação das bases operacionais que propiciam o controle do espaço aéreo brasileiro.
A unidade foi responsável pela implantação dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA); Centros de Controle de Aproximação (APP); sistemas de tratamento e visualização de dados, radares e sistemas de telecomunicações aeronáuticas.
Em 1992, a Portaria nº 444/GM3 atribuiu à CISCEA o encargo da elaboração dos projetos básicos e de execução de implantação do Sistema de Vigilância da Amazônia, o SIVAM. Exatamente porque, na estrutura governamental, a Comissão era o único órgão com competência e experiência incorporadas para a instalação, em vastas áreas, de tecnologias de ponta de matizes multidisciplinares.
Assim, foi criada a CCSIVAM, Comissão para Coordenação de Implantação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia, acoplada à CISCEA e conduzida pelo mesmo grupo de pessoas. Durante cerca de uma década o órgão estudou, desenvolveu projetos, instalou e testou todos os ativos de vigilância de defesa do SIVAM, paralelamente aos trabalhos que já desenvolvia na atualização e revitalização dos demais centros de operação do SISCEAB.
Ao término do Projeto SIVAM, a CISCEA consolidava de vez a integração da defesa e do controle de tráfego aéreo brasileiro com o nascimento do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o CINDACTA da Amazônia.
Hoje a CISCEA é uma organização de referência, no que tange à implantação de infraestrutura de controle de tráfego aéreo, gozando de grande prestígio nacional e internacionalmente.
A CISCEA, unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), dispõe hoje de um quadro de pessoal extremamente qualificado. Uma estrutura seleta de recursos humanos com cerca de 400 profissionais especializados, regularmente reciclados, dentre engenheiros, arquitetos, técnicos e profissionais de outras áreas.
Situada no complexo da sede do DECEA, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no Rio e Janeiro, sua estrutura organizacional distribui-se por cinco divisões especializadas: logística; infraestrutura; operacional; técnica e administrativa.
Clique aqui para acessar o Website de Internet da CISCEA.
Endereço: Avenida General Justo, 160
Edifício da CISCEA - Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20021-130
Telefones:
(55) (21) 2123-6400
E-mail: pr@ciscea.intraer, vdc@ciscea.gov.br
Site: www.ciscea.gov.br