- Página Inicial
- Nossas Unidades
- CIMAER

O Núcleo do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (NuCIMAER) foi criado e ativado através da Portaria nº 1.790/GC3, de 4 de dezembro de 2017. Com sede no Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, o NuCIMAER tem por finalidade prover as gestões administrativas e conduzir as ações necessárias à implantação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), visando a reestruturação do serviço de Meteorologia Aeronáutica.
Atualmente, as atividades de Meteorologia Aeronáutica, que são realizadas pelos diversos Centros espalhados pelo país, resultam, em muitos casos, na redundância de pessoal e funções. Para tanto, com a integração dos Centros Meteorológicos e a consequente interação entre os operadores desses Centros torna-se evidente a melhoria na vigilância das condições meteorológicas em todo espaço aéreo brasileiro com previsões mais precisas e harmônicas, obtidas através de um consenso entre os previsores de cada região do Brasil.
Outrossim, a otimização e redução do efetivo de oficiais e graduados especialistas em Meteorologia Aeronáutica findou-se em um dos motivos para a criação do CIMAER, com a desativação dos Órgão Operacionais de Meteorologia Aeronáutica que serão absorvidos por esse Centro, sem prejuízo dos serviços prestados.
Com isso, o NuCIMAER foi criado para participar da implementação do CIMAER, contribuindo assim, para a otimização de recursos e o aumento da eficiência na prestação do serviço para o apoio no Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM), de forma a permitir o aperfeiçoamento dos produtos meteorológicos que sintetizam as restrições e impactos para a aviação focando em um “modelamento da Força Aérea do futuro”.