Linha do Tempo
1941
- Criação do Ministério da Aeronáutica
1942
- Criação da Diretoria de Rotas Aéreas (DR). Instituição que deu origem ao que hoje é o DECEA
- Criação do primeiro Serviço Regional de Proteção ao Voo brasileiro, em Belém/PA, o SRPV-BE
1944
- Criada a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI)
1947
- Criação do Serviço de Rotas da 4ª Zona Aérea - atual Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP)
1955
- Assinatura do Projeto Controle de Tráfego Aéreo (CONTRAF). Início da atividade de inspeção em voo no Brasil
1959
- É criada a OCEDRA (Oficina Central Especializada da Diretoria de Rotas Aéreas). Alojada no Rio de Janeiro, a OCEDRA transferiria suas atribuições
ao PAME-RJ anos mais tarde
1960
- Criação do Curso de Preparação de Oficiais de Proteção ao Voo (CPOPV) - atual Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA)
1972
- Em substituição à Diretoria de Rotas Aéreas (DR), é criada a Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV), pelo Decreto nº 70.627
- Ministério da Aeronáutica aprova o início das pesquisas para a implantação do Sistema de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (SISDACTA)
1973
- Ativado o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV)
- Criado o Núcleo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (NUCINDACTA)
1976
- Ativado o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília
1980
- Criação da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), no Rio de Janeiro
1982
- Criado o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba. Três anos mais tarde, o órgão inicia suas operações.
- Criado, no Rio de Janeiro, o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC)
1983
- Criado, no Rio de Janeiro, o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA)
1984
- 1º GCC passa à subordinação da DEPV e incorpora os 1º e 2º Esquadrões de Comunicações e Controle
1988
- Com sede em Recife, o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) inicia suas atividades
1992
- É atribuído à CISCEA o encargo da elaboração do Projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia)
2001
- Criado, no Rio de Janeiro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O órgão assume todas as atribuições da DEPV
2002
- Projeto SIVAM é entregue ao Governo Federal
2005
- Criado o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA)
- SRVP-SP absorve o SRPV-RJ e passa a abranger as Terminais Aéreas de São Paulo e Rio de Janeiro
- Com sede em Manaus, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) inicia as suas atividades
2008
- Aprovada pelo DECEA a “Concepção Operacional ATM Nacional” (DCA-351-2), documento que norteia todas as definições básicas e orientações referentes à implementação dos sistemas CNS/ATM (SIRIUS Brasil)- Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO), no CINDACTA III, começa a operar RVSM (Separação Vertical Mínima Reduzida)
2009
- DECEA obtém 95% de conformidade em Auditoria realizada pela International Civil Aviation Organization (ICAO)
- Estação brasileira MEOLUT inicia operação no CINDACTA I
- Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO), no CINDACTA III, começa a operar com o ADS-C (Vigilância Dependente Automática por Contrato) e o CPDLC (Comunicação Controlador-Piloto Através de Enlace de Dados) no País
2010
- Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO) entra em funcionamento, por completo, no CINDACTA III
- Inicia-se a implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN) nas Terminais Aéreas de Brasília e Recife
- DECEA filia-se a Civil Air Navigation Services Organization (CANSO)
2011
- Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO) entra em funcionamento no CINDACTA II- Criada a Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAer)
2012
- As duas maiores terminais aéreas do Brasil - São Paulo e Rio de Janeiro - começam a operar procedimentos de Navegação Baseada em Performance (PBN - Performance Based Navigation)
- Inaugurado o Serviço de Atendimento ao Cidadão do DECEA (SAC-DECEA)
2013
- Sala Master de Comando e Controle é ativada pela primeira vez com o ituito de integrar e otimizar ações de organizações do transporte aéreo ao longo de eventos internacionais de grande porte
- DECEA conclui o redimensionamento das Região de Informação de Voo (FIR- Flight Information Region) e das Regiões de Defesa Aérea do País
- Brasil é reeleito para o Conselho de Aviação da International Civil Aviation Organization (ICAO) com 92% dos votos
2014
- CISCEA e CPqD inauguram laboratório de Telecomunicações para o Controle do Espaço Aéreo
- ICEA inaugura novo Simulador de Torre de Controle 3D
- Excelência do trabalho realizado pelo DECEA ao longo da Copa do Mundo FIFA de 2014 reverbera na imprensa nacional e internacinoal
2015
- DECEA publica novas normas de regulação do setor de aeródromos em todo o Brasil
- Concluída a infraestrutura para operação do sistema de vigilância aérea ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast) na Bacia de Campos
- DECEA publica a Instrução do Comando Aeronáutica com normas para o acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) ao espaço aéreo brasileiro, atualizando a legislação inicial de 2010