Notícias
CINDACTA II completa 43 anos
publicado:
31/10/2025 09:55
Dia 1º de novembro, o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) celebra 43 anos de atuação. Localizado em Curitiba (PR), o Centro é responsável por coordenar e controlar o espaço aéreo que abrange toda a Região Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste, uma área essencial para o transporte aéreo e o desenvolvimento econômico nacional.
Com cerca de 400 mil voos monitorados por ano, a unidade garante a segurança e a ordem de uma região com intensas movimentações aéreas. Suas atividades envolvem ainda operações de busca e salvamento, serviços de meteorologia aeronáutica, navegação aérea, telecomunicações e informações aeronáuticas. Além disso, a unidade atua na defesa do espaço aéreo, em parceria com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), e na detecção de tráfegos ilícitos, contribuindo diretamente para a soberania nacional.
Atualmente, o CINDACTA II opera com uma infraestrutura tecnológica de ponta, composta por uma extensa rede de radares, sistemas de comunicação e centros de controle interligados. O efetivo, com quase 3 mil pessoas, entre militares e civis, trabalha distribuído entre 12 destacamentos regionais.
A constante modernização dos sistemas e o aperfeiçoamento dos profissionais refletem o compromisso da instituição com a excelência e a segurança. Cada investimento em tecnologia ou treinamento é um passo a mais na missão de proteger e gerenciar o espaço aéreo brasileiro com eficiência, precisão e responsabilidade.
Histórico
A história do CINDACTA II começou em 1982, com a criação do Núcleo do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (NUCINDACTA II), no Rio de Janeiro, para promover os estudos para implantação do órgão e seus Destacamentos de Proteção ao Voo. Em 1985, as operações foram oficialmente transferidas para Curitiba, onde foi erguida uma estrutura inovadora. Foi construído um edifício subterrâneo em formato hexagonal, planejado para resistir a situações extremas e à prova de um eventual ataque.
Desde então, a unidade passou por diversas expansões. Em 1994, absorveu a área sobrejacente aos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em 1998, com a desativação do Serviço Regional de Proteção ao Voo de Porto Alegre (SRPV-PA), incorporou as atividades desempenhadas pela unidade. Por fim, em 2005, assumiu a Região de Informação de Voo (FIR) do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP).
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Ten Camila
Arte: Aline Prete
Revisão: Ten Martorano