Notícias
DECEA apresenta realizações do Programa SIRIUS em 2021
Na indústria da aviação, a continuidade das restrições impostas pelos governos manteve o movimento de tráfego aéreo abaixo dos números de 2019, especialmente os voos internacionais. Como resultado, as empresas aéreas continuaram a adotar medidas de adequação em sua malha, lutando para sobreviver a grave crise no setor.
Apesar desse cenário adverso, o Brasil manteve sua estrutura de navegação aérea operando dentro de elevados padrões de segurança e eficiência, reforçando seu compromisso de manter o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) adequado às necessidades atuais e futuras.
Seguindo essa filosofia, o Comando da Aeronáutica (COMAER), por intermédio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, manteve as ações do Programa Estratégico do DECEA (Programa SIRIUS), com o objetivo de preparar a infraestrutura nacional para as demandas futuras da aviação.
Inúmeras atividades foram desenvolvidas nos empreendimentos do Programa SIRIUS, sempre alinhadas às necessidades dos usuários civis e militares do espaço aéreo brasileiro – incluindo novos veículos como os drones e as aeronaves voltadas para a mobilidade aérea urbana –, bem como as novas tecnologias e procedimentos operacionais disponibilizados pela indústria e avalizados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
Nesse sentido, o DECEA apresenta o documento Realizações 2021 do Programa SIRIUS, no qual a sociedade poderá acompanhar os resultados alcançados no último ano, o planejamento para os próximos anos e, especialmente, reafirmar o compromisso do Comando da Aeronáutica com a segurança e o desenvolvimento do setor aéreo brasileiro. Para mais detalhes sobre o Programa SIRIUS acesse o site: https://sirius.decea.mil.br.
Assessoria de Comunicação do DECEA