• TMA-SP Neo
    Restruturação da maior Terminal da América Latina.
    Saiba Mais

O que é?

Parte integrante do Programa SIRIUS Brasil, o Projeto TMA-SP Neo foi um empreendimento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) gerenciado pelo Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE).

A partir de 20 de maio de 2021, sua implementação vai melhorar o espaço aéreo mais movimentado e complexo do Brasil, proporcionando a otimização da circulação aérea dos principais aeroportos de São Paulo: Guarulhos, Congonhas, Campinas e São José dos Campos. Além disso, haverá otimização das rotas da Ponte Aérea RJ-SP.

A evolução viabilizada por esse projeto não para por aí. Ocorrerá um aprimoramento das principais rotas que ligam as regiões Sudeste e Sul do Brasil com trajetórias de voo mais eficientes e econômicas. Nesse sentido, foram alteradas diversas rotas do Centro de Controle de Área (ACC) de Brasília (ACC-BS) e Curitiba (ACC-CW) assim como parte das Áreas de Controle Terminal (TMA) do Rio de Janeiro (RJ), Pirassununga (YS), Curitiba (CT), Florianópolis (FL) e Porto Alegre (PA).

Point Merge System

O destaque deste Projeto, que beneficiará o aeroporto de Guarulhos, é o Point Merge System, um método para facilitar o sequenciamento das aeronaves que chegam, especialmente nos momentos de alta demanda.

A aplicação desse novo método consiste em utilizar dois arcos (pernas de sequenciamento), sendo um maior e outro menor, para receber os maiores fluxos para SBGR e, a partir destes, realizar o sequenciamento entre eles. O objetivo é absorver uma parte do excesso de tráfegos que chegam, minimizando a necessidade de realização de esperas.

Mantendo os critérios de segurança, estas aeronaves são direcionadas para um ponto em comum – o Merging Point (ponto de convergência) e são, em seguida, sequenciadas para o pouso conforme as cartas de aproximação.

Utilizando a técnica do Point Merge é possível ao controlador obter maior precisão na separação para o sequenciamento de aeronaves e, ao mesmo tempo, uma redução da carga de trabalho do Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO), otimizando sua comunicação com as aeronaves.

Benefícios do Projeto TMA-SP Neo

Os principais benefícios que serão atingidos como resultado desse projeto:

  • Aumento da capacidade do espaço aéreo visando acomodar a demanda atual e a projeção para os próximos 10 anos.

  • Diminuição da carga de trabalho de controladores.

  • Otimização da comunicação entre pilotos e controladores.

  • Redução do consumo de combustível.

  • Preservação do meio ambiente através da redução da emissão de CO2 pelas aeronaves.

  • Redução de atrasos, principalmente nos voos de chegada.