Notícia Destaque

Plano de Logística Sustentável do DECEA no Complexo Santos-Dumont é apresentado no 4º CONRESOL

O uso de construções sustentáveis e as ações de qualidade de vida no trabalho foram alguns dos assuntos abordados pela representante do DECEA no congresso


publicado: 26/05/2021 17:20

 




Na quarta edição do Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade - 4º CONRESOL - que aconteceu no período de 19 a 21 de maio, em Gramado, RS - via on-line, o "Plano de Logística Sustentável do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no Complexo Santos Dumont" foi tema de uma das  apresentações.

 

Promovido e coordenado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS), o evento contou com a presença de André França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que deu uma palestra magna, seguida de outras apresentações técnicas como o Programa Lixão Zero e Ações do MMA para Recuperação de Áreas Contaminadas.

O evento contou com palestras, mesas redondas e apresentações de artigos via oral ou pôster. No caso do DECEA, oral, com 15 minutos de apresentação e outros 15 para esclarecimento de dúvidas dos internautas.

Esses trabalhos estão concorrendo a uma premiação por parte do IBEAS e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após uma avaliação dos artigos publicados. No trabalho do DECEA apresentado no Congresso, as autoras são a arquiteta Ana Beatriz de Souza Gomes Brandão e a assistente social Fátima Cristina Conceição de Gouvêa.

O DECEA teve sua apresentação no segundo dia do Congresso, 20 de maio,  às 10h30, sob a tutela de Ana Beatriz, que participou como congressista do evento, destacando as ações de sustentabilidade propostas pelas 12 organizações militares do Complexo Santos-Dumont que compõem Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS)  para um público virtual de 116 pessoas.

O evento foi realizado por meio da plataforma Zoom e também transmitido ao vivo pelo YouTube. O Congresso, em sua quarta edição, faz parte da capacitação dos membros das comissões do DECEA: gestoras de logística sustentável, de resíduos sólidos e de coleta seletiva solidária - em atendimento à Instrução do Comando da Aeronáutica 83-1/2019, da Diretoria de Infraestrutura (DIRINFRA) - que é o órgão  central do Sistema de Gestão Ambiental (SISGA) do Comando da Aeronáutica.

No âmbito do DECEA, 19 pessoas das unidades militares do Complexo Santos-Dumont estavam inscritas no congresso, dentre eles, membros da CGPLS.

Em sua apresentação, Ana Beatriz explicou que as instituições públicas, através do arcabouço legal, têm o dever de estabelecer os princípios da sustentabilidade socioambiental e econômica, tendo em vista a sua importância no contexto social, a fim de manter o equilíbrio no tripé de sustentabilidade: proteção ambiental, justiça social e desenvolvimento econômico equilibrado.

Expôs, de forma objetiva, que o DECEA é um provedor dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e os fluxos de tráfego aéreo no Brasil. Falou da atuação nos 22 milhões de km² do espaço aéreo brasileiro com recursos humanos altamente especializados 24 horas por dia e ressaltou, ainda, que  possui instalações em mais de 100 municípios em todas as unidades federativas brasileiras.

Em seguida, entrou na questão do estudo, que objetivou investigar a gestão sustentável, de todas as unidades do Complexo Santos-Dumont, a partir da constituição da Comissão Gestora do PLS, utilizando 11 Eixos Temáticos (citados abaixo) da ICA 83-1, semelhantes ao A3P-MMA.

- materiais de consumo (compras sustentáveis);

- gestão de resíduos (coleta seletiva e limpeza);

- materiais permanentes;

- obras sustentáveis e manutenção predial;

- energia elétrica;

- água e esgoto;

- telefonia;

- combustível e transporte de superfície;

- qualidade de vida no ambiente de trabalho;

- plano de capacitação em meio ambiente;

- plano de sensibilização em meio ambiente.

 

Em seguida, citou diversas ações que possibilitaram a racionalização de consumo de papéis, como a implementação de diversos sistemas digitais, como o Gerenciamento Eletrônico de Documentos SIGADAER; o prontuário eletrônico AGHUse (aplicativo de gestão hospitalar, que integra informações médicas e odontológicas dos usuários); o Reuni - publicações e legislações; o aplicativo Filed Flight Plan (FPL BR) para planos de voo; a digitalização das cartas aéreas; a contratação dos serviços de aluguel de impressão controlada; e - não menos importante - , a utilização de copos permanentes e reutilizáveis e - ainda - a proposta de aquisição de copos biodegradáveis para visitantes, previsto na minuta do PLS.

No eixo de materiais permanentes, Ana Beatriz citou diversas ações da Odontoclínica de Aeronáutica do Santos-Dumont, uma das 12 organizações do Complexo. Uma delas foi reduzir o uso de materiais com a extinção do expediente noturno. Outra atividade destacada foi a eliminação de compras de materiais para moldes dentários, visto que estão utilizando a versão digital 3D.

O uso de construções sustentáveis e as ações de qualidade de vida no trabalho foram alguns dos assuntos abordados pela representante do DECEA no congresso, que ratificou que instituições públicas devem ser referência na adoção de medidas que vise à redução de impactos socioambientais negativos.

E foi exatamente por tomar conhecimento de todas essas e outras atividades que, após a apresentação da representante do DECEA, o professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fabiano Martin Tiossi - coordenador da sessão de trabalhos orais no Congresso - afirmou estar impactado e surpreso com tantas ações de qualidade e cuidado com o meio ambiente no âmbito militar.

"A sociedade civil pouco sabe o que acontece em Organizações Militares e essa foi uma grande oportunidade de mostrar o que fazemos na área de meio ambiente. Foi gratificante mostrar nossa experiência para a Academia e outros espaços que o esse Congresso alcançou" - revelou Fátima Gouvêa.

Ana Beatriz ratifica a declaração de sua parceira no estudo, mas afirma que, no ambiente interno das Organizações Militares do Complexo Santos-Dumont, o efetivo tem tomado conhecimento das atividades por meio de palestras que divulgam as ações da Comissão de Meio Ambiente. E, completa: "Precisamos, todos, dar mais importância ao consumo consciente com racionalização do dinheiro público e da minimização dos impactos nocivos ao meio ambiente e à sociedade".

Mas, tudo isso está sendo construído para atender as propostas da legislação em vigor, como está inserido no escopo da administração pública, segundo Fátima Gouvêa. "O PLS está preparado para estruturar um conjunto de ações sustentáveis que vai provocar mudança no ambiente organizacional, com economicidade de recursos financeiros, conscientização do efetivo em relação ao consumo e produção de resíduos. É difícil e desbravador, e essa tomada de consciência já está acontecendo e temos observado que estamos avançando" - contou entusiasmada a assistente social.

Ana Beatriz, que é doutora em gestão ambiental, enfatizou que o efetivo das organizações militares do Complexo Santos-Dumont está comprometido com as ações de sustentabilidade, principalmente na diminuição da geração de resíduos. "As práticas de sustentabilidade socioambientais impactam na melhoria da qualidade de vida do efetivo e das suas condições de trabalho, além da economia de recursos públicos" - apontou Ana Beatriz.

As autoras do estudo

Chefe da Seção de Meio Ambiente e Sustentabilidade do DECEA, Ana Beatriz é presidente do Plano de Logística Sustentável (PLS) e coordenadora das Comissões do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e de Coleta Seletiva Solidária (CCSS). Fátima Gouvêa trabalha na Seção de Serviço Social do DECEA e é membro atuante das três Comissões: PLS, PGRS e CCSS.

Para quem ainda não sabe, o DECEA tem uma representação relevante quanto à preservação do meio ambiente e, no Plano de Logística Sustentável, que é abordado em seis eixos - uso racional do recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; e licitações e construções sustentáveis -, a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável vem implantando ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental e econômica, bem como o cumprimento das leis ambientais e da administração pública.

Uma dessas ações é a publicação do Edital para o chamamento de cooperativas, atendendo à uma normativa que estabelece que os órgãos públicos devem dar um destino aos resíduos sólidos. A CGPLS está trabalhando para um processo de inclusão desses catadores de resíduos. O Edital consta da página da Coleta Seletiva Solidária no site do DECEA.

As autoras do estudo dizem que vem surpresa por aí na Semana de Meio Ambiente: "Está sendo preparado um grande evento virtual que vai integrar todo o efetivo do Complexo Santos-Dumont e seus familiares em diversas atividades. Aguardem!" - prometeram.

 

Assessoria de Comunicação Social

Reportagem de Daisy Meireles (RJ 21523 JP)