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Workshop apresenta soluções paperless para o gerenciamento de voo

publicado: 29/11/2013 08:31

 




Com o objetivo de promover um intercâmbio de informações sobre o uso do sistema Electronic Flight Bag (EFB) a bordo das aeronaves, foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro, pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), um workshop com os diversos órgãos envolvidos com o assunto.

O sistema permite que a tripulação execute tarefas de gerenciamento de voo com mais eficiência e sem a necessidade do uso das publicações impressas.


Estiveram presentes ao encontro representantes das principais companhias aéreas e demais organizações do transporte aéreo brasileiro, além de profissionais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e de suas OM subordinadas.

Na abertura do evento, o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância do encontro como troca de informações. “O DECEA está sempre preocupado em oferecer cada vez mais serviços de qualidade. “É uma oportunidade de agregar esforços em conjunto na busca de soluções e alcançar uma evolução em nosso sistema”.

Abrindo a série de palestras, as atividades do ICA foram apresentadas pelo Diretor do Instituto, Coronel Aviador Ricardo Elias Cosendey. O oficial falou também sobre o projeto de implementação da Navegação Baseada em Peformances (PBN, do inglês, Performance Based Navigation) nas terminais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Segundo o Coronel Consendey, O PBN representa uma mudança de paradigma para a navegação aérea brasileira, redesenhando e otimizando a estrutura dos trajetos de navegação.

Em sua apresentação, o Diretor Assistente de Segurança de Voo e Operações da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), José Alexandre Tavares Fregnani, falou sobre a visão da IATA em relação ao uso do EFB na aviação comercial. Como mostrado por Fregnani, existem três classes de hardware e três tipos de software.

No quesito hardware, o de Classe I é portátil, não prevê meios de fixação na aeronave e não pode ser acessado nos pousos e decolagens. Já o de Classe II possui um dispositivo de fixação e pode ser usado em todas as fases do voo.

Em quanto que o de Classe III é um produto aeronáutico completamente integrado. O equipamento troca dados com a aeronave, interligado com outros sistemas.

O Gerente de Operações de Transportes Aéreos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), André Stock Hoffmann, falou sobre a regulamentação dos dispositivos eletrônicos portáteis a bordo das aeronaves.  Ele fez questão de destacar as classificações dos níveis de uso do iPad a bordo das aeronaves e como se encontra a certificação da operação deste equipamento.

Ao longo da programação, empresas especializadas em soluções de tecnologia da informação para a indústria aérea, que inclui fornecimento de aplicativos e sistemas de gerenciamento de documentos a bordo das aeronaves também apresentaram seus produtos.

O representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER),

Érico Sugahara Brum, falou sobre a “Operação do EFB no iPad”, como recurso para utilização da informação aeronáutica em formato digital a bordo das aeronaves.

Para a empresa EMBRAER, a utilização de recursos eletrônicos no lugar dos manuais e documentos impressos é ecologicamente correto e implica em cortes de gastos com a carga morta. É a chamada Operação Paperless.

Dentre os diversos benefícios observados com o uso do EFB, podemos destacar  a redução dos custos operacionais relacionados aos processos baseados em papel, aumento da velocidade de atualização dos dados, facilidade de leitura em qualquer nível de iluminação na cabine e o acesso online à base de dados.

O Portal AISWEB, que reúne na internet as informações aeronáuticas disponíveis pelo DECEA, foi divulgado pelo Desenvolvedor de Soluções Web da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA, João Ximenes Brito. A implantação do Sistema de Gestão de Fluxo de Tráfego Aéreo (SIGMA) também foi um dos assuntos apresentados pelo palestrante.

O SIGMA tem o objetivo de fazer a gestão de informações de tráfego aéreo, de plano de voo, do uso mais eficiente  da capacidade instalada de aerovias e aeroportos, visando uma melhor distribuição do tráfego aéreo.

O uso de informação aeronáutica em formato digital a bordo das aeronaves foi apresentado pelos representantes da Gol Linhas Aéreas. A instalação do EFB nas aeronaves é uma das metas a ser alcançada pela companhia aérea.

A companhia Azul Linhas Aéreas, que recebeu certificação da ANAC para utilizar o sistema a bordo, apresentou a palestra “Experiência da Azul com EFB”. A certificação desse equipamento trouxe grandes benefícios às operações da empresa, além de serem mais sustentáveis. “O sistema fornece aos pilotos todas as informações necessárias durante o voo, conferindo mais segurança e navegabilidade”, esclareceu o Diretor de Qualidade e Segurança de Voo, Ivan Carvalho.

O público também pôde interagir, esclarecendo dúvidas e fazendo colocações acerca dos assuntos apresentados. Os participantes foram unânimes em reconhecer a relevância do encontro, trazendo a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o uso do equipamento no Brasil.

Faça do download das apresentações

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Denise Fontes - Jornalista (Contato-Imprensa)
Fotos: Luiz Eduardo Perez e Fábio Maciel