Notícias

Vistoria de Segurança Operacional no DTCEA Rio Branco com 98,70% de conformidade

publicado: 25/03/2013 12:50

 




No período de 19 à 22 de março, o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Rio Branco (DTCEA-RB), Major Esp Sup Tec José Ubirajara de Castro, e seu efetivo receberam equipe da Assessoria de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para realização Vistoria de Segurança Operacional, conforme previsto no Plano de Vistorias de Segurança Operacional para 2013 e de acordo com o estabelecido na ICA 63-28 - Vistoria de Segurança Operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

[slideshow id=172]

A Vistoria de segurança Operacional aos Provedores de Serviço de Navegação (PSNA) e SIPACEA/SPACEA é um instrumento de controle da Segurança operacional que permite a identificação e o diagnóstico de condições potenciais de perigo, bem como a indicação de ações para corrigi-las, visando atender a meta estabelecida pelo DECEA de redução do número de ocorrências/incidentes de tráfego aéreo e, concomitantemente, a melhoria dos serviços prestados.

A execução dessa vistoria foi conduzida para verificar se a política de segurança operacional e a metodologia de avaliação e controle estão sendo aplicadas de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento.

A equipe da ASEGCEA foi composta pelo Capitão CTA R1 Paulo Carneiro Ponte, Chefe da Equipe, SIPACEA 1, Capitão CTA R1 Nilmar Luiz Gazzola, SIPACEA 2 e Suboficial BCT R1 Ciro Henrique Saraiva dos Santos SIPACEA 1. As contra partes do Destacamento foram o Tenente SIA Sergio Ricardo Gomes Duarte, Chefe da SO-RB; 1º Sargento BCT Sandro Rogério de Oliveira, TSCEA-RB; e 2º Sargento BCT Giuliano Venturini Baratto, TSCEA-RB. A missão contou com o apoio do Tenente QOEA CTA André Luís Pinheiro, Chefe do Centro de Controle de Área (ACC) do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA-IV).

Os trabalhos de vistoria avaliaram as áreas referentes às Normas do SEGCEA e Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), utilizando-se de Protocolos de perguntas elaboradas com base na regulamentação nacional em vigor, onde o DTCEA-RB obteve 98,70% de conformidade.



Fonte: CINDACTA IV
Revisão: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br