Notícia Destaque

Última missão de Assistência Integrada Itinerante do DECEA é realizada no Amazonas

Equipe multidisciplinar do DECEA realizou, em dois dias, 87 atendimentos em diversas especialidades


publicado: 06/11/2024 10:23

 




São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, foi a última cidade a receber a Missão de Assistência Integrada do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) em 2024. Nos dias 04 e 05 de novembro, uma equipe multidisciplinar do Hospital de Aeronáutica de Manaus e do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) realizou 87 atendimentos aos militares e seus dependentes do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Gabriel da Cachoeira e do Exército Brasileiro.

As consultas ocorreram no Centro de Atendimentos de Militares e Pensionistas do Exército e foram concentradas nas especialidades de pediatria, ginecologia, clínica médica, odontologia, psicologia e serviço social. Além de São Gabriel da Cachoeira, em 2024, a Missão de Assistência Integrada passou pelos municípios de Vilhena e Guajará-Mirim, em Rondônia; e Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Participando pela primeira vez do projeto do DECEA, Primeiro-Tenente Dentista Luana Ramalho, falou sobre a experiência inédita. “Foi uma missão muito positiva, pois contribuímos para a melhoria e qualidade de vida dos militares e seus dependentes. Além disso, ficamos imersos na cultura local e foi possível ter contato com uma realidade diferente do nosso cotidiano”, declarou a Oficial.

Além dos atendimentos, a equipe também realizou dois procedimentos, uma ultrassonografia em complemento à avaliação ginecológica e uma palestra sobre os benefícios sociais oferecidos pela Força Aérea Brasileira a seus militares e dependentes. Para a coordenadora da missão em São Gabriel da Cachoeira, Major Médica Mariana Coelho, a ação foi um sucesso.

“Por uma necessidade estratégica de manutenção deste Destacamento, o DECEA através da missão itinerante, mantém um olhar cuidadoso sob seus militares. Esta é uma das localidades mais remotas e carentes do Brasil e atender as demandas deste efetivo é de uma imensa satisfação”, ressaltou a Major.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Tenente Raphaela Martorano Imagens: SDAD Revisão: Capitão Aviador Rodrigues