Notícia Destaque

Treinamento em sistema de análise do TAF reúne previsores da INFRAERO

Este é o primeiro serviço digital da área de Meteorologia Aeronáutica hospedado na infraestrutura de TI do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo e Telemática do Rio de Janeiro


publicado: 16/03/2021 14:48

 





A implementação do Sistema de Análise e Gestão do TAF (SAGTAF) avançou mais um passo, com o treinamento remoto de um grupo de 20 meteorologistas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre a utilização da ferramenta, ministrado no dia 10  de março.

Participaram da capacitação os chefes, previsores, auxiliares e profissionais que atuam em Meteorologia nas funções  administrativas da Infraero, além de militares do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP).

A capacitação – promovida pela Divisão de Coordenação e Controle de Meteorologia Aeronáutica (DCCO3) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) –  foi ministrada pela equipe da Assessoria de Transformação Digital (ATD) do SDOP, que desenvolve o SAGTAF.

O SAGTAF é destinado a avaliar o índice de acerto das Previsões de Aeródromo (TAF), que consiste em uma descrição das condições meteorológicas previstas para um aeródromo, durante um período determinado. Dessa forma, SAGTAF tem como objetivo garantir a qualidade do TAF, avaliando-o segundo os critérios estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Evolução


O  SAGTAF irá substituir o  Programa de Controle e Avaliação da Previsão de Aeródromo (PCOAMET) e, no início do mês de março, teve a estreia da operação paralela dos dois sistemas. Entre os avanços do SAGTAF em relação ao PCOAMET estão a interface mais amigável, a geração de relatórios mais abrangentes e a disponibilização de dashbboard com a apresentação de gráficos e tabelas na página inicial, além da integração com o sistema BERTOS, o que permite o monitoramento em tempo real do nível do acerto do modelo de previsão meteorológico. 



“O SAGTAF é uma evolução significativa ao PCOAMET, permitindo mais facilidade no manuseio, corrigindo alguns problemas e melhorando a administração dos dados gerados e dos relatórios. O treinamento foi bem objetivo e claro”, avaliou Marcos Barbosa da Silva, um dos profissionais de meteorologia da Infraero que participaram do treinamento.

O SAGTAF é desenvolvido pela ATD-1, polo da ATD sediado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), responsável por produtos de meteorologia. Este é o primeiro serviço digital da área de Meteorologia Aeronáutica hospedado na infraestrutura de tecnologia da informação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo e Telemática do Rio de Janeiro (DTCEATM-RJ). O serviço faz parte do conjunto de iniciativas de aprimoramento das ações da área de meteorologia, a partir de tecnologias que viabilizam um maior nível de automatização.

 

Fonte: ATD – por  Glória Galembeck
Editado por Daisy Meireles