Notícia Destaque

Terceira edição do SIRESANT promove debates online sobre o uso das aeronaves não tripuladas

publicado: 30/11/2021 17:46

 




A terceira edição do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (SIRESANT), promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), teve início hoje (30/11) e segue até quinta-feira (2/12) com sua programação.

Transmitido, em formato digital, pelo canal do DECEA no Youtube, o simpósio reuniu diversos segmentos da comunidade aeronáutica nacional e internacional, como órgãos governamentais, instituições, autoridades reguladoras e usuários do espaço aéreo.

“O simpósio tem o intuito de promover o desenvolvimento do setor e integrar a comunidade aeronáutica ao conceito do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS)”, destacou o Comandante do CINDACTA I, Coronel Aviador Luiz Felipe Thomaz Gomes Araujo.

Na abertura, o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, representando o Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, ressaltou a importância do simpósio. “Eventos como o SIRESANT, que promovem o debate, são oportunidades ímpares para apresentarmos as diretrizes normativas para acesso ao espaço aéreo e permitir o intercâmbio das melhores práticas, das lições aprendidas e dos desafios da integração dos sistemas de aeronaves não tripuladas”, afirmou.

O Oficial-General falou, também, sobre os investimentos em relação ao controle do espaço aéreo nesse tipo de voo. “Estamos implantando ações em prol da evolução da atividade, como a nova versão do Sistema de Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas, o SARPAS NG, que a partir da presente data, está disponível para testes em uma versão beta”, pontuou o Brigadeiro Miguel.

O Subcomandante do CINDACTA I, Coronel Aviador Dan Marshal Freitas, foi o responsável por conduzir este primeiro dia de evento, que discorreu sobre assuntos relativos ao tema por meio de palestras expositivas e educativas.

O primeiro painel que abordou o tema “O Sistema UTM (Unmanned Traffic Management ou Gerenciamento de Tráfego de Aeronaves Não Tripuladas) e a escalabilidade das operações não tripuladas” contou com a participação do Chefe da Subdivisão de Operações Militares do CINDACTA II e Membro Brasileiro do Painel de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Alexandre de Almeida Regis; do Chefe da Seção de Sistema de Aeronave Não Tripulada do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fábio Augusto Lima Rennó, com mediação do Adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do DECEA, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Emerson Augusto Miranda.

No painel sobre Segurança Pública, no tocante a resposta a desastres, o Major do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) Kleber Silveira de Castro e o Capitão Rodrigo Faillace Buxbaum, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) enfatizaram a atuação do uso de veículos aéreos não tripulados em missões com características de busca e salvamento, como o caso do desastre em Brumadinho. 

Mediado pela Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Melissa Dangelo Cerrone Cinelli, Chefe da Seção de Sistema de Aeronave Não Tripulada do CINDACTA I, o último painel reuniu representantes da área de ensino. A Engenheira Agrônoma da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Cinthya de Souza Marinho, e o Doutor em Engenharia e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo e Ciências Aeronáuticas da Faculdade de Tecnologia AEROTD, Giovani de Paula, destacaram, cada qual na sua área, a utilização da aeronave não tripulada com enfoque acadêmico.

No encerramento, Coronel Marshal agradeceu a presença de todos e destacou a importância do DECEA, como órgão normatizador do uso do espaço aéreo no Brasil, que entende a grande relevância em se divulgar a legislação e as informações necessárias para que pilotos e operadores de aeronaves não tripuladas possam realizar operações seguras e em consonância com o arcabouço regulatório em vigor, bem como com as normas preconizadas pela OACI. “O objetivo do SIRESANT 2021 é  de promover essa divulgação das legislações pertinentes e de fortalecer a interação entre a Academia, os pilotos e operadores de UAS e o DECEA, que formam a tríplice hélice da inovação nesse segmento aeronáutico, com o foco principal na segurança operacional”, concluiu. 

O público também pôde interagir, esclarecendo dúvidas e fazendo colocações sobre os assuntos apresentados. Os participantes foram unânimes em reconhecer a relevância do evento.

Aos interessados, os vídeos dos painéis do evento estão disponibilizados no canal do DECEA no Youtube.

O SIRESANT tem, ainda, dois dias de programação pela frente, com o objetivo de proporcionar o conhecimento das melhores práticas relacionadas à operação segura do sistema de aeronaves não tripuladas. 

Participe!

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)