Notícias

Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho assume Direção-Geral do DECEA

publicado: 17/04/2013 11:23

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) está sob novo comando. A Direção-Geral passou do Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves – que assume a Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília – para o Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, em cerimônia presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, no dia 16 de abril, no pátio do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), no Rio de Janeiro (RJ).

Em suas palavras de despedida, o Tenente-Brigadeiro Mendes destacou o período em que passou frente à organização. “No início, foram muitas dúvidas acerca dos novos desafios, das grandes responsabilidades e das naturais preocupações vinculadas à participação, quase que imediata, em grandes eventos, como a Conferencia Rio + 20 e a preparação para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. O desafio transformou-se em pura motivação e entusiasmo”, confessou.

Após extensa lista de agradecimentos, enalteceu de forma diferenciada o efetivo do DECEA, fundamental para o bom funcionamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e deu as boas-vindas ao novo Diretor-Geral. “Ao meu amigo e sucessor, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, ofereço os meus melhores votos de boas-vindas, na certeza de que cumprirá sua missão como Diretor-Geral do DECEA com o habitual sucesso de sua carreira”, declarou.

Em seguida, o Comandante da Aeronáutica fez um discurso no qual destacou as realizações bem-sucedidas na gestão do Tenente-Brigadeiro Mendes à frente do DECEA, ao buscar a manutenção da imagem do País como uma referência no cenário da Aeronáutica mundial.

[slideshow id=184]

“Essa nobre tarefa foi consolidada por meio de variadas e consistentes realizações desse distinto oficial-general, as quais viabilizaram, direta e indiretamente, o harmônico cumprimento das oportunas diretrizes emanadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI)”, declarou o Comandante.

E destacou, ainda, as ações do DECEA para a implantação do Plano Global de Navegação Aérea (GANP), junto aos países vizinhos ao Brasil para a atualização do plano regional de navegação aérea. “Já no âmbito interno, a consecução dos objetivos propostos pela OACI tem se revelado pelo irrestrito alinhamento do programa de evolução de gerenciamento de tráfego aéreo – SIRIUS – com os preceitos delineados para toda a navegação aérea do planeta”, completou.

O Tenente-Brigadeiro Juniti Saito fez referência ainda a parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para instalação dos radares meteorológicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o CEMADEN.

O Comandante citou também os trabalhos em grupo do governo federal, ao unir esforços com os órgãos ligados à atividade aérea – Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), na elaboração dos parâmetros para a concessão de aeroportos à iniciativa privada.

“Tamanha capacidade de conciliação dos elos do nosso DECEA atingiria sua plenitude em 2012, durante a Conferência Rio + 20, o primeiro dos grandes eventos a ser sediado no Brasil”, finalizando seu discurso com palavras de agradecimento e incentivo a nova função dos oficiais-generais.

Clique na imagem abaixo para assistir na íntegra o discurso do Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes.

[media id=16 width=480 height=320]

Diretor-Geral do DECEA

Natural do Rio de Janeiro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho é praça de 1971, foi declarado aspirante em 1977. Em seu currículo, possui longo histórico de atuação no SISCEAB, onde, dentre outros cargos, já foi Presidente da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI); Chefe da Delegação do Brasil na OACI, em Montreal, Canadá; Comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e Vice-Diretor do DECEA.

Seu último posto foi a frente do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), organização militar que coordena, controla e executa atividades administrativas e logísticas de organizações de sua área de jurisdição, os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Com mais de cinco mil horas de voo, o oficial-general é piloto de transporte. Possui todos os cursos de carreira, além de MBA Executivo Gestão Administração – Nível Estratégico e Política e Estratégia Aeroespaciais.

 

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Texto: Gisele Bastos  – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista – perezlepb@decea.gov.br
             Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br