Notícias

Subdepartamento Técnico do DECEA realiza Auditoria Técnica do SISCEAB no SRPV-SP

publicado: 26/08/2013 10:22

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), representado pelo Subdepartamento Técnico (SDTE), realizou a Auditoria Técnica do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (AUDITEC) no Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), no período de 19 a 23 de agosto, dando continuidade a um trabalho iniciado em outubro de 2012, com a primeira Auditoria realizada no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).

Ressalta-se que o objetivo da Auditoria Técnica é buscar garantir a qualidade dos serviços prestados, permitindo que o SDTE tenha melhor visibilidade de eventuais óbices e necessidades das áreas técnicas de cada Regional, buscando alcançar uma maior disponibilidade dos diversos sistemas empregados na proteção ao voo e defesa aérea.

Constitui ainda, junto com os Indicadores Técnicos, uma importante ferramenta de Gestão. Os resultados da AUDITEC fornecem subsídios para que sejam priorizadas ações pertinentes à Área Técnica do Plano Setorial (PLANSET), reduzindo a subjetividade no processo de tomada de decisões estratégicas.

Esta Auditoria aplicou protocolos específicos com base em legislações vigentes, nas áreas de Navegação e Infraestrutura, Radiodeterminação, Suprimento, Planejamento Técnico, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Por meio de observações criteriosas, decorrentes da confrontação com as evidências constatadas, foram delineadas as não-conformidades encontradas, que serviram de base para a composição de propostas para o Plano de Ações Corretivas (PAC).

Além disso, foram constatadas diversas observações entre os especialistas auditores e os técnicos auditados que permitiram a troca de informações e de experiências, facilitando a difusão das boas práticas, aumentando a eficiência e a eficácia dos recursos do DECEA empregados na área técnica. Algumas dessas observações levantaram informações importantes para o planejamento de ações estratégicas do SDTE, constando no Plano de Ações Delineadas (PLANAD) e de eventuais necessidades de evoluções técnicas para mitigar a possibilidade de falhas observadas nos sistemas ou equipamentos do SISCEAB, que foram delineadas para o Relatório de Atualização Técnica (RAT). Assim, nenhuma observação colhida durante as atividades de auditoria técnica deixa de ser tratada e rastreada para que sejam conduzidas ações de melhoria na área técnica.

Nesta oportunidade, foi empregada a ferramenta “Software AUDITEC”, desenvolvida por equipe técnica coordenada pelo SDTE, envolvendo especialistas do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) e do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), que possibilitou a aplicação de forma automatizada dos protocolos em tempo real com acesso via INTRAER ao banco de dados localizado no CINDACTA I, agilizando de modo significativo os trabalhos de auditoria desde o planejamento ao fechamento do relatório final.

Foi também verificada a implantação da nova casa de força (KF) que alimentará, além de toda a carga sob a responsabilidade do SRPV-SP e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP), os auxílios empregados para pouso (ILS/Glide Slope), antes alimentados pela casa de força da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) - tudo baseado na NSCA 66-2 (Normas Técnicas para Implantação/Substituição de Sistemas de Energia do SISCEAB).

Durante o período, realizou-se, ainda, o processo de formação de novos auditores que irão compor o cabedal de especialistas que conduzirão as atividades de AUDITEC no DECEA.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte:  Ten Cel Marcelo Gonçalves Wichan 
Edição: Daisy Meireles (Contato-Imprensa)