Notícias

Subcentro de Busca e Salvamento na Operação Serrana contou com militares do DECEA

publicado: 02/02/2011 14:26

 




No período de 21 e 26 de janeiro de 2011, foi ativado um Subcentro de Salvamento (RSC SBIA) com uma equipe de seis militares do DECEA para suportar a Operação Serrana em apoio às vítimas dos efeitos das chuvas nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro.



 


O Subcentro de Salvamento operou em conjunto com outras equipes envolvidas na Operação, tais como a Segunda Força Aérea (FAeII), Esquadrões de Voo, Estação de Comunicações, entre outros. O objetivo centrou-se em promover o acompanhamento das atividades, que contou com o suporte do Console Operacional SARMASTER, um gerenciador de informações com capacidade de cálculos, geração de relatórios e registro gráfico das áreas atendidas pela Operação.


Foram catalogados pelo Subcentro de Salvamento um expressivo número de facilidades SAR existentes na região e acompanhou as atividades dos diversos recursos SAR colocados à disposição pela Força Aérea Brasileira (FAB), a fim de contribuir com o atendimento das emergências, bem como coordenar Missões de Misericórdia e de Busca e Salvamento, tendo registrado uma participação de extrema importância num cenário de Operação de Defesa Civil.



Assunto(s): SAR