Notícias

SRPV-SP atua na segurança do tráfego aéreo do Rock In Rio 2013

publicado: 13/09/2013 16:35

 




O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) - órgão responsável pelo Controle de Tráfego Aéreo na Terminal São Paulo e na Terminal Rio de Janeiro - está trabalhando para garantir a segurança do espaço aéreo no entorno do aeroporto de Jacarepaguá durante a operação intensa de helicópteros com destino ao Heliponto do Riocentro durante o evento Rock in Rio, no Rio de Janeiro, no período de 13 a 22 de setembro.

[slideshow id=200]

Durante a edição do evento em 2011, foram registrados 328 movimentos aéreos, e para este ano há uma expectativa de 500 movimentos, o que representa aproximadamente 50% de aumento.

O SRPV-SP fez o planejamento para prestar informações aos pilotos sobre a existência de outras aeronaves, obstáculos e meteorologia, além de coordenar pousos e decolagens de aeronaves de segurança pública, de transporte aeromédico, VIPS e autoridades no período de evento.

Assim, todas as aeronaves com destino ao Rock in Rio deverão seguir as instruções do SRPV-SP, que foram dadas em brifim ontem aos pilotos de helicópteros envolvidos, com expedição de Notam (Aviso sobre Informações de Interesse para Aeronavegantes) e orientação para que as aeronaves não voem fora do planejamento.

A área de Jacarepaguá abarca grande movimento de aeronaves off shore, ultraleves, helicópteros e asa fixa de pequeno porte, o que justifica a atenção do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) durante mais esse evento, devido principalmente a manutenção da segurança operacional.

Uma equipe do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) atua como suporte ao SRPV-SP, na montagem de uma Estação Meteorológica de Superfície (EMS) e uma Estação Rádio VHF para que se possibilite a prestação do Serviço de Informação de Voo de Aeródromo - AFIS.

A Rádio Rio Centro estará funcionando a partir de hoje, 13 de setembro, até o dia 22 - no heliponto do Riocentro. “A estrutura de rádio é importante para garantir a segurança das operações, principalmente em uma área de intenso tráfego aéreo como a de Jacarepaguá. A ação atende não só os helicópteros que se dirigem ao heliponto, mas também a todas as aeronaves que circulam na área durante o período", afirma o coordenador da operação, Major Aviador Chrystian Ciccacio.

Fonte e fotos: SRPV-SP
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br