Notícias

Soluções de Data Link e CPDLC para aeronaves comerciais são abordadas pela Embraer

publicado: 17/03/2016 16:20

 




Para fechar a rodada de palestras deste segundo dia da Jornada, a palavra foi passada para a representante da Embraer, a Engenheira Elétrica com ênfase em Eletrônica, Fernanda Villarinho.

Fernanda-Villarinho

Fernanda possui ainda formação como Engenheira Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com ênfase em Eletroeletrônica e mestrado em Engenharia Eletrônica em Sistemas GNSS também pelo ITA.

A engenheira participou da Campanha de Ensaios em Voo com um Embraer 170 na Europa na rede real ATN B1 para coleta de dados para investigação do alto nível de PROVIDER ABORT dos EJets e participou do Grupo de Suporte à Implementação de Data Link, evento da EUROCONTROL para acompanhar o desenvolvimento, a certificação e operação do Sistema, sendo a responsável pela apresentação das aeronaves Embraer.

Acostumada a falar das atividades da Embraer pelo mundo, Fernanda abriu sua exposição declarando estar “muito orgulhosa em participar de um evento deste porte aqui no meu País”.

Na sequência, mostrou as aeronaves da empresa com suas respectivas capacidades aviônicas. “No quesito aeronaves comerciais, estamos em mais de 61 países com cerca de 1.600 aviões em circulação”, explicou Fernanda.

É no âmbito das aeronaves executivas que Fernanda apresentou o status das aplicações de Data Link.

Fazendo um histórico das certificações na área de comunicações da Embraer, Fernanda informou que o ATN B1 foi o primeiro CPDLC (Controler, Pilot, Data, Link, Communication – Comunicação Controlador – Piloto via Data Link) certificado pela empresa.

Numa apresentação técnica, Fernanda mostrou, através de imagens do painel das aeronaves, como se dão as funcionalidades FANS e a sua interface homem-máquina e o mesmo foi feito com relação à CPDLC do E2.

Depois das perguntas aos palestrantes, foi realizada a visita ao Centro de Controle de Aproximação de Recife (ACC-RE) e do Atlântico (ACC-AO) e a Jornada desta quinta-feira se deu por encerrada.

Texto: Telma Penteado
ASCOM DECEA