Notícia Destaque

SMS Brazil 2021 tem participação do DECEA

Evento reafirmou o fortalecimento da segurança como prioridade na aviação civil brasileira


publicado: 14/12/2021 11:29

 




O World Trade Center Nações Unidas, em São Paulo, sediou o Safety Management Summit SMS Brazil 2021, evento de segurança da aviação promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil.

O evento, que aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro, contou com a participação de militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) - representando a Força Aérea Brasileira (FAB) -, além de nomes reconhecidos das empresas aéreas Gol, Azul, GSO Omni Taxi Aéreo; da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de São Paulo (USP), que discorreram sobre diversos temas de relevância para a segurança da aviação brasileira.

“A segurança no setor aéreo é a essência de todo o trabalho que executamos. Trabalho esse que é feito em conjunto com o DECEA, com o CENIPA e com todos que se empenham, diariamente, para que a aviação alcance sempre os mais altos níveis de segurança operacional no país e no mundo”, destacou Juliano Alcântara Noman, diretor-presidente da ANAC na abertura do SMS Brazil 2021.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; e o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno.

Um momento muito emocionante do evento aconteceu logo no início do SMS Brasil 2021, quando a plateia cantou Hino Nacional à capela.

Destacando o fato de dia 7 de dezembro ser o Dia Internacional da Aviação Civil, o Brigadeiro Miguel nominou a tríade DECEA, CENIPA e ANAC como os "pilares da aviação civil brasileira". O chefe do SDOP enalteceu a sinergia entre as três instituições que tomam as melhores decisões em conjunto, provando que o modelo da aviação aplicado no Brasil funciona e sempre apresenta resultados positivos. Reiterou, em sua apresentação, o impacto da pandemia na aviação e destacou o fato de que o DECEA não fechou nenhum órgão ao longo da crise e, com a rápida recuperação até agora, estima que em meados de 2022 haverá a retomada em 100% da capacidade. O brigadeiro Miguel encerrou sua apresentação colocando o DECEA à disposição para interações com o usuário, ressaltando a importância dessa relação para oferecer um serviço cada vez melhor para a sociedade brasileira.

No ciclo de palestras do SMS Brazil 2021, foram apresentados diversos temas. O DECEA esteve representado em duas palestras. Referente à cultura de prevenção, a Major Aviadora Camila Bolzan, da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), discorreu sobre o processamento das ocorrências de tráfego aéreo, abordando o isolamento social e suas peculiaridades no âmbito do DECEA. Explicou, também, a diferença entre CENIPA e ASEGCEA. Após apresentar a estrutura organizacional do DECEA, discorreu sobre a ligação sistêmica entre todos que fazem parte do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O Major Aviador Sérgio Luiz Marques Malecka, chefe do Centro de Operações (COP) do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), apresentou o tema "TCAS-RA (Sistema Anticolisão de Tráfego - Avisos de Resolução) desnecessário, conceituado e impacto à segurança operacional no controle do espaço aéreo" - explicando o quanto uma operação é atrapalhada quando há um reporte desnecessário, desde a necessidade de uma equipe para a análise e conclusão de que foi um reporte inoportuno até o impacto psicológico que tal reporte possa causar no controlador de tráfego aéreo.

 

 

Texto de Lívia Donninni Souza Carneiro - 1º Tenente Pedagoga - CRCEA-SE

Fotos de Matheus da Silva Pereira - Cabo SAD - CRCEA-SE

Editado por Daisy Meireles (RJ 21523 JP)