Notícia Destaque

SMS Brazil 2020 destaca evolução da Segurança Operacional no Brasil e no contexto da Pandemia

publicado: 23/12/2020 14:18

 




A 5ª Edição do Safety Management Summit (SMS Brazil 2020) foi realizada, nos dias 16 e 17 de dezembro, pela primeira vez em ambiente digital, transmitido ao vivo e gratuitamente, pelo Canal Oficial da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no YouTube.

O evento é uma iniciativa da ANAC em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e tem como objetivo proporcionar a troca e o compartilhamento de experiências em Segurança Operacional entre autoridades da aviação civil, representantes da indústria, operadores aéreos e de aeródromos, organizações de manutenção e fabricantes.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor da ANAC, Sr. Rogério Benevides Carvalho, pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente- Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, seguida das palavras do Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Coronel Aviador Marcelo Moreno.

O Diretor da ANAC ressaltou as iniciativas da indústria aeronáutica brasileira para se reinventar no cenário da pandemia COVID-19, onde conseguiu sair de níveis alarmantes de redução de 90% nos períodos de abril e maio para uma recuperação de 70% no segmento doméstico no final do ano de 2020, fruto do trabalho integrado e colaborativo de todo o setor para manter a robustez das atividades em níveis de segurança elevado mesmo em um ambiente completamente diferenciado e inédito.

O Tenente-Brigadeiro Heraldo enfatizou que diversos trabalhos foram elaborados para identificar os perigos e mitigar os riscos advindos direta ou indiretamente da pandemia, que poderiam impactar a segurança operacional, resultando na confecção de Documentos de Gerenciamento do Risco à Segurança Operacional (DGRSO) e Planos de retomada Pós-COVID, com o envolvimento dos Provedores de Serviço de Navegação Aérea e com a participação dos agentes da indústria de forma colaborativa.

O Diretor-Geral do DECEA ressaltou, também, outro importante avanço alcançado recentemente com a instituição do Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira (CSO), que completou seu primeiro ano de atividades em 2020, funcionando como um mecanismo de coordenação entre organizações do Comando da Aeronáutica (COMAER) e da ANAC, com a atribuição de implementar o Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR).

O Chefe do CENIPA destacou a importância do papel que o CENIPA desempenha na Segurança Operacional do Estado Brasileiro, por meio da condução do processo investigativo e da coleta, processamento e análise de um grande volume de dados e informações relativos às ocorrências aeronáuticas e dados advindos dos relatos voluntários (RCSV, risco baloeiro e risco de fauna), além de pontuar a evolução do SSP (State Safety Program) no Brasil, materializada pelo estabelecimento do PSO-BR.

Na primeira noite da programação (16/12), foram apresentados o histórico e as ações promovidas pelo CSO e contou com três dos seus membros como palestrantes desse primeiro Painel. A primeira palestra foi proferida pelo Superintendente de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC, João Garcia, que abordou o contexto histórico de criação do Comitê e a sua estrutura. Na sequência, o Major Aviador Daniel Amâncio, Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do CENIPA, discorreu sobre o Grupo Técnico Permanente (GTP) do CSO e sobre os produtos em desenvolvimento, tais como o portal único de notificações e o painel de indicadores.

Encerrando o ciclo de palestras da primeira noite, o Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Avila, Coordenador USOAP/SSP da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional do DECEA, explanou sobre o Plano de Segurança Operacional para a Aviação Civil Brasileira, com destaque para os objetivos estratégicos utilizados para o planejamento da Segurança Operacional do Estado Brasileiro, em alinhamento com as práticas internacionais preconizadas pela OACI.

Na segunda noite (17/12), foi realizada a apresentação de uma retrospectiva do ano de 2020, com foco na indústria da aviação civil e nas ações para enfrentamento da pandemia de COVID-19, bem como prognósticos sobre o setor para os próximos anos. Foi apresentado a dimensão do impacto da pandemia na aviação Global e Regional Caribe/América Latina e as medidas de recuperação, por meio das palestras do Coronel Julio Pereira, Diretor Assistente de Segurança Operacional e Operações de Voo da International Air Transport Association (IATA) e de Virginio Corrieri, Diretor de Safety e Operações da Latin American & Caribbean Air Transport Association (ALTA).

Na sequência, foi apresentado o panorama nacional, com a apresentação do Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, Mário Dias, que discorreu sobre o trabalho de análise da pandemia COVID-19 na segurança operacional realizado pelo Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial (BCAST).

Em seguida, a Chefe da Seção de Planejamento da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo, Primeiro Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Charlene Moreira, do DECEA apresentou as medidas mitigadoras implantadas no Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para conter os perigos oriundos da pandemia.

Outro assunto abordado foi o Plano de Retomada das Operações COVID-19, desenvolvido pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) de maneira colaborativa com todos os stakeholders do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), cujo objetivo foi otimizar os voos de forma a atender o novo cenário em termos de demanda com a maior eficiência possível.

O evento foi finalizado com a participação do Diretor de Segurança Operacional da GOL Linhas Aéreas, Danilo Marcondes de Andrade, e do Gerente Sênior de Segurança Operacional da LATAM, Marcelo Diulgheroglo, compartilhando as experiências e lições aprendidas com a pandemia na visão do operador aéreo.

Para assistir todas as palestras do SMS Brazil 2020, acesse o Canal Oficial da ANAC no YouTube, por meio dos links abaixo.

1º dia: https://youtu.be/Xsjx0aSprUk

2º dia: https://youtu.be/GoMnbcdjCf8

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Fotos: CERNAI
Editado por Denise Fontes