Notícias

SITRAER volta ao formato presencial e tem participação de militares do DECEA

O evento tem por objetivo promover a divulgação e o debates de temas relevantes do setor de transporte aéreo


publicado: 03/11/2022 15:12

 




A Força Aérea Brasileira (FAB), através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), esteve presente no XIX Simpósio de Transporte Aéreo (SITRAER), realizado no período de 25 a 27 de outubro, em São José dos Campos (SP). De volta ao formato totalmente presencial, o evento tem por objetivo promover a divulgação e o debates de temas relevantes do setor de transporte aéreo.

Na abertura, o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, classificou o evento como um marco de superação, tendo em vista o período que o setor aéreo passou durante a pandemia. O Oficial-General também destacou assuntos relacionados ao meio ambiente e ao sistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), seus desafios e as iniciativas do DECEA para atender as demandas recorrentes.



“Falar sobre transporte aéreo atualmente é falar sobre desafios enfrentados nos últimos dois anos. Aprendemos nos momentos de crise e hoje estamos mais preparados, e acompanhando de perto a performance do nosso sistema”, explicou o Brigadeiro Miguel.

O DECEA também abordou o desenvolvimento e as evoluções dos trabalhos em termos de monitoramento de desempenho e recuperação do tráfego aéreo. O Adjunto da Divisão de Planejamento do SDOP, Tenente-Coronel Fabio Lourenço Carneiro Barbosa, explicou que o acompanhamento da performance do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) já é uma realidade para o DECEA, através do site Performance do SISCEAB.



“É gratificante apresentar nosso trabalho e termos retornos tão positivos dos especialistas que participam desse evento. Também foi uma oportunidade de reforçar a realização do Seminário de Performance ATM, que será realizado no ICEA, no período de 29 de novembro a 1º de dezembro”, destacou o Oficial.

Assessoria de Comunicação do DECEA
Texto: 2T Raphaela Valiñas Martorano
Revisão: Maj Av Lopes
Imagens: Subdepartamento de Operações do DECEA