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Simulação ATM no âmbito do SISCEAB é tema de workshop no ICEA
A simulação ATM é a reprodução do ambiente operacional de um ou mais órgãos de controle de tráfego aéreo (ATC) ou de determinada porção do espaço aéreo e o seu fluxo de tráfego aéreo em um sistema computacional. A ideia é reproduzir nesse ambiente as funções inerentes às atividades de gerenciamento de tráfego aéreo, bem como os procedimentos, a performance e as características de voo de diversos tipos de aeronave em situações normais e de emergência, as condições meteorológicas, de operacionalidade de auxílios e as informações aeronáuticas.
Para divulgar o conteúdo da ICA 100-42 e atender à análise de impacto e ao Plano de Implementação do Subdepartamento de Operações (SDOP), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu, no dia 4 de outubro, nas dependências do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, o "Workshop de Simulação ATM no âmbito do SISCEAB".
Na abertura, o Tenente-Coronel Aviador Alexandre de Barros Barreto, chefe da Subdiretoria de Pesquisa do ICEA, afirmou que a expectativa é de que poderemos mensurar - em menos de um ano - o nível de assertividade e aprender novas tecnologias. "Considero esse evento a pedra fundamental. Haverá mudanças de paradigmas, não apenas pelo fato de ser sistêmico, mas também por ter aplicação em todo o SISCEAB".
Em seguida, o Primeiro Tenente Cristian da Silveira Smidt, da seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo, representando o SDOP, deu continuidade ao evento, alertando que existe um grande processo em andamento e com muitos profissionais envolvidos. "Aqui só a simulação é acelerada. O processo é longo e temos fases extensas" - justificou o oficial.
A agenda do Workshop foi orientada para uma visão geral do conteúdo da ICA, com destaque para outros assuntos correlacionados:
- Sistemas de simulação - as organizações que fazem parte do SISCEAB deverão seguir os dispositivos da ICA 100-42 para a realização de simulação ATM, facilitando a padronização para efeitos de capacitação e treinamento ATC, bem como para as aplicações de ensaios ATM;
- Avaliação de conformidade - a fim de assegurar a qualidade necessária à aplicação da simulação ATM, todo simulador deverá passar por um processo de avaliação de conformidade;
- Modos de simulação - dependendo dos resultados desejados, a simulação ATM poderá ser realizada através dos seguintes modos: Tempo real (STR), Tempo acelerado (STA) ou Voo (SVOO);
- Níveis de integração de simulação ATM - a integração entre os diversos sistemas de simulação (CAG - Circulação Aérea Geral, COM - Circulação Operacional Militar) e/ou serviços (ATS - Serviços de Tráfego Aéreo, ATFM - Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo) está relacionada à interoperabilidade entre eles;
- Características de aplicação da STR - poderá ser aplicada de maneira Local (STR-L), onde toda a infraestrutura de simulação estará em um mesmo sítio – ou Remota (STR-R), na qual os treinandos estarão em sítios distintos, com relação ao centro de simulação;
- Programa de atividades de emprego dos laboratórios de simulação (PAELS) - programa anual definido pelo SDOP que tem por finalidade estabelecer as atividades de treinamento e ensaio ATM, a serem desenvolvidas com a utilização dos recursos dos laboratórios de simulação;
- Aplicações da simulação ATM:
Aplicação |
Utilização |
Tipo de simulação |
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Capacitação ATC |
Formação Básica |
STR-L |
Especialização | ||
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Treinamento ATC |
Manutenção Operacional Recorrente |
STR-L / STR-R |
Manutenção Operacional Corretiva | ||
Atualização Operacional | ||
Treinamento Suplementar | ||
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Ensaios ATM
(Viabilidade e Validação) |
Sistemas ATM |
STA / STR-L |
Procedimentos de Navegação Aérea |
STA / STR-L / SVOO | |
Planejamento de Espaço Aéreo |
STA / STR-L | |
Fluxo de Tráfego Aéreo |
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Foram também convidados a BAeNSPA (Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia), o CAvEx (Comando de Aviação do Exército), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Inframérica Concessionária do Aeroporto de Brasília S/A e a Terminais Aéreos de Maringá (SBMG S.A.).Participaram ativamente e debateram os assuntos da agenda todos os representantes das seções ATM das Divisões de Operações (DO-ATM) dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs I, II, III e IV) e do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). Outras duas Organizações do DECEA também estiveram integradas ao workshop, como o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523JP) - daisydsm@decea.gov.br
Fotos: S1 Curi (ICEA)