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SIGMA – um jeito inovador de enviar planos de voo pela Internet

publicado: 21/06/2016 16:00

 




Aumentar a segurança e aprimorar ainda mais o gerenciamento da navegação aérea definem a nova fase dos envios de plano de voo pela Internet, através do Portal AISWEB (www.aisweb.aer.mil.br).

No último dia 15 de maio entrou em operação o Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA).

Neste mesmo dia foi publicada uma Circular de Informação Aeronáutica – AIC N09/16, que tem por finalidade divulgar os procedimentos a serem seguidos para a entrega de Planos do Voo e suas mensagens de atualização antes da decolagem por meio da Internet.

Desenvolvido pela empresa Atech Negócios em Tecnologia S/A, do grupo Embraer, em parceria com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aéreo (CGNA) e com o Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o SIGMA permite uma série de facilidades aos seus usuários tanto no preenchimento dos planos de voo, quanto no gerenciamento dos mesmos pelas autoridades responsáveis.

Segundo o chefe da Seção de Plano de Voo, Tenente Claudius Sany Soares Cardoso, a nova maneira de preencher os planos de voo diminui significativamente os erros, uma vez que o próprio sistema conduz o processo oferecendo as opções de reposta para cada item do formulário.

Ao final, o piloto pode validar os dados apresentados antes de enviar sua solicitação.

Com o SIGMA, os campos devem ser preenchidos, como também devem ser feitos da maneira correta. Esta é a chamada validação semântica e o apontamento para eventuais discrepâncias é realizado no momento em que o usuário clica no botão “validar” da tela do formulário.

Cabe destacar que a validação semântica em questão é o resultado do cruzamento de dados da Infraero e da Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea (ATAN) – do DECEA – ambos no que diz respeito às tarifas aeroportuárias e do uso das Comunicações Aeronáuticas respectivamente, bem como dos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no que diz respeito à fiscalização (tanto das aeronaves, quanto dos pilotos, que devem estar sempre com as suas respectivas documentações em dia).

A abrangência do sistema e sua riqueza de detalhamento das informações é realmente inovadora. Com o SIGMA o piloto deve ser preciso na apresentação dos dados do seu voo para que não haja qualquer incompatibilidade que venha a impedir a realização de seu voo.

Este detalhamento do Sistema vai desde os trechos, horários e capacidade de desempenho da aeronave, performance de aeronaves e até o tempo de taxiamento em cada aeroporto.

Outra facilidade é o acesso ao histórico de planos de voo validados do próprio piloto (cada piloto só tem acesso ao seu histórico), que podem ser filtrados por aeronaves, datas e localidades de partida ou chegada, facilitando o preenchimento de voos iguais ou semelhantes.

Em todo o Brasil existem 160 pontos de recebimento de planos de voo (entre Salas AIS e EPTA – Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo) e destes, 11 operarão com o SIGMA até o início de julho deste ano.

São eles: Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Manaus (AM), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (MG), Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Recife (PE).

Assim, os pilotos poderão encaminhar suas intenções de plano de voo pela internet de qualquer lugar do Brasil, bem como pelos meios já utilizados – presencialmente nas Salas AIS dos aeroportos, por telefone ou por fax.

Atualmente os usuários podem acessar o Sistema através de computadores (desktops e laptops) por intermédio dos navegadores Firefox e Google Chrome.

Vale ressaltar que o acesso por outros navegadores e outras plataformas (como tablets e smartphones) será disponibilizado em breve.

Também é um desejo futuro terminar a integração do SIGMA com o SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional), uma vez que a palavra final sobre a aprovação de um plano de voo fica a cargo do controlador de tráfego aéreo.

Com esta futura integração completa, o piloto poderá acompanhar todo o trâmite da sua solicitação.

De acordo com a AIC N09/16, para obter autorização de acesso ao Sistema, os pilotos em comando e os DOV (Despachante Operacional de Voo) deverão cadastrar-se através do endereço https://planodevoo.decea.gov.br.

Para tirar suas dúvidas, os usuários devem encaminhá-las para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do DECEA.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Telma Penteado – jornalista
Fotos: Luiz Eduardo Perez