Notícias
Separação entre aeronaves na aproximação/ pouso em Brasília será reduzida
publicado:
09/01/2013 15:16
O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, iniciou no último dia 10 de dezembro a primeira fase de uma série de medidas para a redução da chamada "separação radar horizontal" entre aeronaves, para a aproximação e pouso na Terminal Aérea de Brasília. A separação, que atualmente é de no mínimo 5 milhas, será reduzida a uma distância - dependendo da intensidade de tráfego - de 5 a 3 milhas.
Os aeroportos, localizados na região, com capacidade para absorver o aumento no número de pousos - viabilizados pela diminuição da separação entre aeronaves - se beneficiarão com a medida.
O CINDACTA I já vinha, nos últimos meses, trabalhando em conjunto com outras organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para viabilizar essa implementação. Controladores de Tráfego Aéreo do Controle de Aproximação de Brasília e da Torre de Controle do aeroporto internacional da Capital Federal foram submetidos a uma série de treinamentos em simulador; bem como, ao longo do período, foram desenvolvidas, discutidas e atualizadas as legislações dos órgãos operacionais envolvidos.
A redução nos mínimos de separação horizontal ocorrerá aos poucos. Nesta primeira fase, será aplicada somente nos horários de baixo fluxo de tráfego; uma fase inicial de testes. A partir de 10 de janeiro desse ano, somente nos horários de pico. E, por fim, a partir do dia 31 do mesmo mês, a redução estará 100% operacional.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista
Foto: Fábio Maciel
Os aeroportos, localizados na região, com capacidade para absorver o aumento no número de pousos - viabilizados pela diminuição da separação entre aeronaves - se beneficiarão com a medida.
O CINDACTA I já vinha, nos últimos meses, trabalhando em conjunto com outras organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para viabilizar essa implementação. Controladores de Tráfego Aéreo do Controle de Aproximação de Brasília e da Torre de Controle do aeroporto internacional da Capital Federal foram submetidos a uma série de treinamentos em simulador; bem como, ao longo do período, foram desenvolvidas, discutidas e atualizadas as legislações dos órgãos operacionais envolvidos.
A redução nos mínimos de separação horizontal ocorrerá aos poucos. Nesta primeira fase, será aplicada somente nos horários de baixo fluxo de tráfego; uma fase inicial de testes. A partir de 10 de janeiro desse ano, somente nos horários de pico. E, por fim, a partir do dia 31 do mesmo mês, a redução estará 100% operacional.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista
Foto: Fábio Maciel