Notícia Destaque

Segurança Operacional é tema de encontro em Salvador

Encontro da ASEGCEA reúne representantes dos Elos do Subsistema de Segurança Operacional do SISCEAB


publicado: 10/08/2018 10:51

 




 

A Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) promoveu uma reunião com os elos do Subsistema de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (SEGCEA), no período de 6 a 9 de agosto, no Centro de Convenções Militares (CEMCOHA), em Salvador (BA).

O evento reuniu representantes de diversas unidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), incluindo os cinco órgãos regionais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O chefe da ASEGCEA, Coronel Aviador Sérgio Roberto Rodrigues Silva, abriu o encontro e convocou os profissionais a se envolverem em todas as questões relacionadas à segurança operacional: “Como órgão central do Subsistema de Segurança do SISCEAB, a ASEGCEA precisa participar de todas as atividades voltadas à prevenção de incidentes de tráfego aéreo, no fortalecimento da política e dos objetivos, gerenciamento do risco, na garantia e a promoção da segurança operacional”.

Dentre os participantes estavam os militares da ASEGCEA, das Seções de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (SIPACEA) e das Seções de Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (SPACEA) para discussão da rotina funcional do SEGCEA.

A finalidade do encontro foi apresentar as atividades de Segurança Operacional e o planejamento das atividades da ASEGCEA, bem como avaliar a sistemática de prevenção e investigação de incidentes de tráfego aéreo, compartilhando os óbices identificados e as boas práticas adotadas pelas Seções de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo.

A reunião teve início com uma apresentação do Major Alexandre Simões Lima, Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, que mostrou o resultado da Auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) na área de investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos (AIG), realizada em março desse ano. O Brasil, representado por integrantes do DECEA, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atingiu um índice de implementação efetiva de 94,72%.

Os assuntos abordados se desenvolveram em torno das soluções referentes ao Plano de Ação Corretiva da Auditoria da OACI, que são o aperfeiçoamento do sistema de reportes mandatórios de incidentes/acidentes e o uso de taxonomia de Segurança Operacional compatível com os demais Estados membros da OACI nos Serviços de Navegação Aérea (ANS).

Foram discutidos, ainda, os temas dos programas de prevenção de cada regional e avaliadas as propostas para o desenvolvimento do SEGCEA com o objetivo de alcançar a melhoria dos serviços prestados pelo SISCEAB.

Nos primeiros dias, a ASEGCEA apresentou as principais atividades realizadas como a participação na auditoria e no monitoramento contínuo da OACI, a investigação de incidentes de tráfego aéreo, a vistoria de segurança operacional, os indicadores e as metas de desempenho de segurança operacional, os fatores humanos e a reedição de normas do SEGCEA.

A programação incluiu a participação das SIPACEAs de cada regional e SPACEAs do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC) e a Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

Cada unidade apresentou suas atividades e necessidades, número de ocorrências, incidentes de tráfego aéreo em sua área de jurisdição e fatores contribuintes, além de vistorias nos provedores de serviços de navegação aérea (PSNA) subordinados, indicadores e atividades de prevenção e, por fim, as atividades de segurança operacional desenvolvidas.

No encerramento, o Coronel Rodrigues agradeceu a presença de todos e ressaltou a qualidade do evento, convidando os participantes a dividirem as informações recebidas aos militares dos seus respectivos regionais e demais unidades do SISCEAB.

 

Fonte: ASEGCEA

Fotos: Seção de Comunicação da Base Aérea de Salvador

Edição: Daisy Meireles