Notícia Destaque

DECEA promove eventos focados na modernização de PAR e Radares Meteorológicos

publicado: 14/02/2019 18:48

 




O Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA promove, ao longo destas duas semanas, importantes inciativas focadas na modernização de equipamentos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

De 12 a 15 de fevereiro, um workshop dedicado aos Radares de Aproximação de Precisão (PAR - Precision Approach Radar) visa levantar informações sobre os equipamentos disponíveis no mercado atualmente: logísticas empregadas, tecnologias aplicadas, características de operação, etc. Uma oportunidade para traçar um paralelo entre os equipamentos ofertados e os PAR em operação no SISCEAB, bem como debater a necessidade de atualização destes radares e as ações de planejamento em face de seus ciclos de vida.

O evento foi aberto no dia 12 pelo Coronel Alessander De Andrade Santoro, ocasião que o oficial deu as boas-vindas aos militares e civis do SISCEAB presentes ao evento, bem como à primeira empresa participante, a norte-americana Raytheon. Além de militares do SDTE, estavam presentes, no primeiro dia, representantes da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), do 1º Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC)

Na quarta-feira (13) outras duas empresas apresentaram soluções e equipamentos, bem como as condições contratuais para a aquisição de novos radares de aproximação de precisão. Pela manhã, a italiana Leonardo e, à tarde, a empresa checa Eldis.

De 19 a 21 de fevereiro, o foco do SDTE será o radar meteorológico. Neste ciclo de trabalho, os militares do DECEA vão receber três empresas fornecedoras, que, do mesmo modo, irão apresentar suas soluções no emprego destes equipamentos. O workshop, que também ocorre na sala de reunião do SDTE, receberá as empresas Iacit, Selex, Vaisala e Leonardo.

A realização destes eventos é tida como uma oportunidade para a definição de estratégias - do ponto de vista técnico, operacional e logístico - a serem adotadas em curto e médio prazo no planejamento do ciclo de vida dos radares PAR e Meteorológicos implantados no SISCEAB, bem como para a proposição de um espaço para avaliar principais óbices observados na manutenção desses equipamentos.

Para o chefe do SDTE, Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim, a expectativa é a de ouvir o que a indústria tem a oferecer e reunir as áreas técnicas e operacionais para consolidar informações e as soluções mais adequadas. “Estamos reunindo atores de diversas áreas (empresas, unidades do SISCEAB, áreas operacionais e técnicas) no sentido de conhecer o que há de melhor no mercado e o que melhor atenda a nossa missão para implementação a melhor solução custo-benefício, no que concerne ao uso destes equipamentos”, afirmou.

Atualmente, o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) dispõe de seis Radares de Aproximação de Precisão (PAR). Quatro fixos, localizados nos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo de Anápolis (GO), Santa Cruz (RJ), Canoas (RS) e Santa Maria (RS). E dois transportáveis: um empregado pelo 3º/1º GCC, sediado em Natal (RN), e outro pelo 5º/1º GCC, sediado em Porto Velho (RO).

No caso dos Radares Meteorológicos, o SISCEAB dispõe atualmente de 17 unidades em todo País: 11 sob administração do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), 3 na região do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e outros 3 sob a guarda do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). Em ambos os casos, os equipamentos, ainda que modernizados ao longo dos anos, já começam a entrar no fim de seu ciclo de trabalho.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Daniel Marinho - Jornalista Fotos: Fábio Maciel