Notícias

Subdepartamento Técnico do DECEA promove encontro com prestadores de suporte logístico visando às Olimpíadas

publicado: 28/07/2016 13:55

 





Com o objetivo de estabelecer procedimentos e discutir temas técnicos relevantes para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) no transcorrer dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan, convidou os prepostos das empresas prestadoras de serviços técnicos para uma reunião de coordenação preparatória.




SRPV6




A reunião aconteceu no Rio de Janeiro, na última terça-feira - 26 de julho,  quando o Brigadeiro Yuan ressaltou a importância do trabalho das empresas parceiras na sustentação técnica das atividades operacionais do SISCEAB.




No encontro foi destacada a necessidade de pronto atendimento, principalmente nesse momento de mais uma realização de um grande evento no Brasil, onde ocorrerá uma forte exposição à opinião pública mundial da excelência dos serviços prestados pelo DECEA.




O Brigadeiro Yuan ratificou as ações do Centro de Gerenciamento Técnico (CGTEC) que, em operação no Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), estará supervisionando a operacionalidade de diversos equipamentos em coordenação com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). "O CGTEC vai gerenciar as ações de manutenção para alcançar o nível máximo de disponibilidade dos sistemas técnicos estratégicos para a navegação aérea brasileira", informou o Brigadeiro Yuan aos representantes das empresas.




Visando mitigar os impactos de uma possível descontinuidade operacional - em virtude de alguma falha de equipamento ou sistema sob a responsabilidade do DECEA - as escalas de 24 horas das equipes técnicas nos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs), no Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) e nos principais Controles de Aproximação (APP) serão reforçadas durante o período de realização dos Jogos.




Em breve será publicado um Manual de Contingenciamento Logístico, que  versa sobre os procedimentos de emergência a serem adotados pelos Órgãos Técnicos diretamente envolvidos no processo, em especial para os sistemas críticos. Dessa forma, os representantes das empresas participantes disponibilizaram seus contatos  para serem inseridos no referido Manual, o que vai agilizar as articulações, viabilizar ações imediatas (quando se fizerem necessárias) e priorizar o atendimento de eventuais demandas de manutenção corretiva.




No encerramento, o chefe do SDTE informou que as coordenações ocasionais necessárias para cada tipo de manutenção técnica no SISCEAB serão tratadas individualmente com as empresas daquele segmento, que deverão respeitar as orientações gerais, na ocasião expostas, que serão oportunamente publicadas pelo PAME-RJ/CGTEC.




Fonte: SDTE

 



Assunto(s): sdte Olimpíadas 2016