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SDOP realiza primeiro fórum externo sobre PBN

publicado: 05/07/2011 14:35

 




Na quarta-feira, dia 29 de junho, aconteceu no auditório do DECEA, o primeiro Fórum sobre Navegação Baseada em Performance (PBN) para o público externo – reguladores, usuários, provedores e operadores de aeronaves civis e militares –, promovido pelo Subdepartamento de Operações (SDOP).

 


 

 

Tenente Coronel Jorge Wilson de Avila Ferreira Penna na abertura do evento.

Na ocasião, foi mostrada uma visão geral do projeto sobre a implementação PBN nas Terminais de São Paulo e Rio de Janeiro. Foram abordados, também, os resultados da Análise dos Fluxos e das Projeções de Tráfego Aéreo para 2015, a Implementação da RNAV-5 nas FIR Brasileiras, em outubro de 2011, e os Ajustes na Estrutura de Rotas, previstos para março de 2012.

 

A explanação feita pelo Tenente-Coronel Jorge Wilson de Avila Ferreira Penna trouxe uma visão geral sobre o Projeto, abordando os principais resultados já obtidos. Na primeira macro atividade listada: “Conceito de Espaço Aéreo”, foram mostrados vários itens de ação, como: estabelecer e priorizar os objetivos estratégicos, análise de dados de tráfego das terminais e a capacidade de navegação da frota de aeronaves, entre outros itens, até a nova configuração do espaço aéreo pós inspeção em voo.

 

O Tenente-Coronel Júlio César de Souza Pereira apresentou os objetivos estratégicos e a sua priorização, de acordo com pré-definição do DECEA. Quanto às referências sobre a Navegação Baseada em Performance, o Coronel Julio destacou três publicações: o Manual sobre Performance Global do Sistema de Navegação Aérea (Doc 9883), o Manual PBN (Doc 9613) e o Conceito Operacional ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) Global (Doc  9854).

 


 

 

Tenente Coronel Júlio apresenta os objetivos estratégicos.

Segurança Operacional foi apontado como o primeiro dos objetivos estratégicos, seguido por capacidade, eficiência, meio ambiente e acessibilidade, cada qual ordenado de acordo com a ordem de importância.

 

A Navegação Baseada em Performance já está em operação nas Terminais de Recife e Brasília desde 8 de abril de 2010. A aplicação deste conceito nas terminais do Rio e São Paulo, programada para 4 de abril de 2013, e a nova estrutura de rotas para a região centro-sul, prevista para entrar em vigor em 8 de março de 2012, permitirão um aumento do fluxo de trafego aéreo no Brasil com segurança.

 

Com a mudança, pretende-se não apenas um melhor aproveitamento da performance de navegação das aeronaves, uma redução de carga de trabalho de controladores de tráfego aéreo e pilotos, operações mais seguras, redução do consumo de combustível e proteção ao meio ambiente, com a redução da emissão de CO2 e de ruído aeronáutico.

 

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA

Texto: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.intraer

Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.intraer


Assunto(s): CNS-ATM PBN SDOP