Notícias

O Subdepartamento de Operações do DECEA divulga Relatório de Performance ATM do SISCEAB - 2019  

publicado: 07/08/2020 12:26

 




No território brasileiro, cabe ao Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA) a implementação de soluções que atendam à crescente demanda, tanto do tráfego aéreo nacional como internacional, com estrita observância aos mais rigorosos padrões de Segurança Operacional. Para isso, o Plano de Implementação ATM Nacional (PCA 351-3/2012) orienta no sentido de promover a integração das tecnologias ao desenvolvimento de soluções, bem como a aplicação de procedimentos que permitam a evolução dos serviços de navegação aérea em todo o espaço aéreo sob responsabilidade do Brasil.

Alinhado a isso, foi iniciado um trabalho em conjunto com o EUROCONTROL, por meio de um importante acordo de cooperação assinado no final de 2015. Um dos objetivos estratégicos do acordo é o de promover a cooperação na área de Medição de Desempenho, visando a identificação e a melhoria do sistema de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) como um todo.

Cabe destacar que desde a assinatura do termo de acordo, o DECEA iniciou um Grupo de Trabalho que hoje se transformou em uma Comissão de Gestão de Indicadores ATM, visando ao aprimoramento da gestão baseada em desempenho. Essa comissão consolidou-se pela fusão do projeto DECEA-EUROCONTROL com os resultados obtidos no desenvolvimento do projeto de implantação de gestão por performance no DECEA.

Atualmente, o DECEA e o EUROCONTROL estão trabalhando em conjunto na produção do relatório de benchmarking de desempenho operacional dos Sistemas de Navegação Aérea Brasileiro e Europeu. Tal relatório fornecerá aos membros da comunidade internacional ATM uma visão inicial, associada aos indicadores relativos ao desempenho operacional do sistema de navegação aérea no espaço aéreo brasileiro. Nesse sentido, a conclusão desse trabalho está prevista para ocorrer até o final deste ano.

Assim, por meio das melhores práticas observadas do EUROCONTROL, o DECEA criou a Seção de Performance ATM, a qual tem como objetivos, dentre outros: estabelecer e propor indicadores e metas de performance ATM do SISCEAB, bem como sua metodologia, identificando os níveis de performance ideais para o SISCEAB e, a partir daí, efetuar o controle de seus níveis, propondo as ações necessárias para a sua manutenção; fazer a gestão por performance, introduzindo conceitos de gestão de processos e melhoria baseada em desempenho, garantindo sua propagação e sistematização no SISCEAB; difundir a cultura de gestão por performance e compartilhar o resultado com todos.

A edição do relatório do SISCEAB do ano de 2019, configura-se como um importante passo que reflete o conhecimento produzido ao longo dos anos, com a participação de profissionais de diversas organizações, além de caracterizar o primeiro pacote de produtos a ser entregue pela Seção de Performance. Acesse AQUI.

“Nos dias de hoje, não existe a possibilidade de falarmos em eficiência ATM sem medirmos nosso desempenho, identificando sempre oportunidades de melhorias que vão beneficiar o Sistema de Aviação Brasileira como um todo. Para isso, deveremos garantir uma Seção de Performance estruturada e capaz de efetuar tal medição, sempre com o apoio de todas as unidades que compõem o SISCEAB,” destacou o Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA.

Importante ressaltar que encontra-se disponível o site de performance ATM do DECEA (http://especiais.decea.gov.br/performance), o qual visa, além de promover a divulgação de dados do sistema ATM, manter atualizados todos os usuários quanto às iniciativas, em curso, sobre a PERFORMANCE do SISCEAB.

Assessoria de Comunicação Social
Fonte: SDOP
Fotos: Fábio Maciel


Assunto(s): SDOP Performance