Notícia Destaque

SARPAS e Drone Consciente são temas do DECEA no Drone Show Latin América 2018

publicado: 15/05/2018 18:04

 




Hoje é o primeiro dia do Drone Show Latin América 2018, em sua quarta edição, realizado em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca, de 15 a 17 de maio. Na programação, cursos, seminários e debates com especialistas no tema.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), representado pelo Tenente-Coronel Aviador Jorge Humberto Vargas Rainho, mais uma vez, marcou presença no evento, participando como palestrante do Seminário sobre Regulamentação e Novos Mercados de Drones.

O Tenente-Coronel Vargas enfatizou para os usuários de drones a necessidade do cadastramento de solicitação de voos no Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas - o SARPAS.

O oficial expôs para o público alguns incidentes com drones e destacou a importância da adesão à campanha “Drone Consciente”, lançada inicialmente ano passado pelo DECEA. 

A operação das RPAS - aeronaves remotamente pilotadas - faz parte das atividades de controle do espaço aéreo, que é um recurso finito, compartilhado por aviões e helicópteros. O DECEA procura conciliar as demandas dos operadores de RPAS/drones com a segurança das operações aéreas. 

No portal DRONE/RPAS, destinado aos usuários de RPAS, o DECEA reúne legislação e orientações, permitindo seu acesso ao SARPAS, que facilita a obtenção de autorização de acesso ao espaço aéreo.

O DECEA está construindo um caminho de confiança e responsabilidade com esses operadores. Após o cadastro no SARPAS, o usuário passa a operar dentro das regras e de forma segura. Outro benefício é a celeridade no processo de análise das solicitações de voo com RPAS.

Feira - Fabricantes, importadores, prestadores de serviços, desenvolvedores e provedores de tecnologia ocuparam o centro de convenções para divulgar seus produtos.

No estande do DECEA, o Tenente-Coronel Vargas contou com a colaboração de mais três oficiais, no atendimento ao público: Capitão Aviador Carlos Henrique Silva Santos (DECEA), 2º Tenente Saymon Marian e 2° Tenente Fábio Augusto Lima Rennó, esses dois últimos são especialistas em controle de tráfego aéreo do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP).

Estudantes em busca de informações sobre como ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) receberam atenção dos militares e material institucional. Operadores de drones, empresários e representantes de órgãos públicos também compareceram ao estande do DECEA para tirar dúvidas e fazer contatos.

 

 

Reportagem Daisy Meireles
Fotos: Fábio Maciel