Notícia Destaque

SARPAS disponibiliza acesso integrado com o login gov.br do Governo Federal

A finalidade do login único do Governo Federal é facilitar a identificação e autenticação do cidadão, privilegiando a governança.


publicado: 30/12/2020 12:12

 




Os usuários do SARPAS, sistema de solicitação de voos para aeronaves não-tripuladas (drone), passaram a contar com mais uma opção de acesso.

Por meio da integração com o login único do Governo Federal, disponível desde o dia 22 de dezembro, os usuários do SARPAS que possuem cadastro naquele serviço podem utilizá-lo.

Importante ressaltar que o acesso com as contas cadastradas anteriormente no SARPAS continua funcionando normalmente.

Ao acessar a tela de login do SARPAS, o usuário escolhe entrar com os dados convencionais ou via login único do Governo Federal, por meio de um botão específico. Ao clicá-lo, o usuário é conduzido à tela de login do serviço gov.br e, após preencher os dados, é conduzido a sua tela inicial do SARPAS, na qual visualiza os itens de sua conta, como aeronaves cadastradas, voos já realizados e solicitados.

É importante que o usuário observe que ambos cadastros, na conta gov.br e no SARPAS, precisam ter sido feitos utilizando o mesmo CPF, para que o acesso por meio do login único do Governo Federal de fato conduza ao perfil do usuário no SARPAS.

A conta gov.br é um meio de acesso a inúmeros serviços públicos digitais e garante a identificação de cada cidadão que se propõe a acessar os serviços digitais do governo. A finalidade do login único do Governo Federal é facilitar a identificação e autenticação do cidadão, privilegiando a governança. O login único foi criado pelo Ministério da Economia (ME), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O SARPAS, desenvolvido pela Assessoria de Transformação Digital (ATD), é o primeiro dos serviços digitais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) a se integrar à conta gov.br. A integração é uma diretriz do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e contempla o Plano de Transformação Digital do Comando da Aeronáutica (COMAER).

 

Fonte: Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA / Glória Galembeck