Notícias
Salvaero Curitiba coordena operação de Busca e Salvamento em Santa Catarina
“A excelência da atuação do SALVAERO Curitiba foi fundamental para o cumprimento da missão. Desde o primeiro indício do desaparecimento da aeronave até o término do resgate, a equipe do SALVAERO envidou todos os esforços para trazer o piloto desaparecido em segurança. Poder participar como Coordenador dessa Missão foi uma grande honra”, destacou o Tenente Especialista em Comunicações Lauro Reculiano Junior, do ARCC-CW do CINDACTA II.
A atuação dos militares envolvidos em missão de busca e salvamento consiste no emprego de meios da Força Aérea Brasileira (FAB) e inicia com o acionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), que tem o propósito de localizar e socorrer ocupantes de aeronaves e embarcações em situações de perigo. Esse sistema tem um órgão central, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que é o responsável pelo planejamento, normatização e supervisão da atividade.
As missões de busca e salvamento acontecem em todo o território nacional, sobre o mar territorial e ainda em uma ampla área de águas internacionais do Atlântico, correspondente a uma área de mais de 22 milhões de km², quase três vezes a extensão continental do País (de 8,5 milhões de km²).
“Nós sempre enfatizamos aos nossos Coordenadores de Missão SAR que temos que estar sempre preparados para atuar de forma assertiva e célere, pois cada minuto é muito precioso, e muita das vezes pode significar o sucesso da missão ou a perda de uma vida. Daí vem a máxima da Busca e Salvamento que diz que a rapidez é essencial e essa foi uma característica marcante dessa missão”, relatou o Chefe da Divisão de Busca e Salvamento do DECEA, Major Aviador Bruno Vieira Passos.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: 2º/10º GAV / 5º/8º GAV / SALVAERO de Curitiba
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues