Notícias

Sala Master ativada para Jornada Mundial da Juventude

publicado: 11/07/2013 14:59

 




Nem bem terminou a Copa das Confederações e o Brasil já se prepara para receber mais um evento de grande porte. Entre os dias 23 e 28 de julho, cerca de 2 milhões de pessoas estão sendo esperadas durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, que vai contar com a visita do Papa Francisco.

A circulação de um número maior de pessoas no País trouxe a necessidade de planejamento em diversos setores. Com o gerenciamento do tráfego aéreo, não foi diferente. Contando com a previsão de aumento de demanda dos movimentos aéreos durante eventos desse porte, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) elaboraram um Plano de Ação para Grandes Eventos.

Produzido desde 2011, o documento prevê todas as ações dos órgãos de controle e gerenciamento do tráfego aéreo antes e durante a realização da Copa das Confederações 2013, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Para cada um dos eventos foi prevista a elaboração de um guia de consulta sobre as alterações no espaço aéreo durante os jogos para orientar os usuários da aviação. Além disso, durante o momento em que perduram essas alterações, uma Sala Master de Comando e Controle é ativada no CGNA para gerenciar o fluxo de informações entre a aviação civil e a militar, e agilizar a tomada de decisões.

“A Sala Master acabou contribuindo para facilitar o trabalho do dia a dia do CGNA, pois foi estabelecido um canal entre o salão operacional e a sala de controle”, explicou o Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, chefe do CGNA, referindo-se ao trabalho que é feito diariamente pelo Centro.

Auxiliados por telões que mostram detalhes da situação de pistas, pátio e terminais dos aeroportos das cidades-sede, imagens de radares com informações de voo e o posicionamento de aeronaves, além de dados meteorológicos, os profissionais podem ter uma visão globalizada das situações, o que auxilia no caso da necessidade da tomada de decisão de forma colaborativa.

Entre os dias 14 de julho e 4 de agosto, a Sala Master de Comando e Controle monitorará as demandas durante a JMJ. “A Sala Master para a Jornada da Juventude Católica também tem o mesmo objetivo. Vamos focar todas as nossas atenções a mais esse grande evento que será a vinda do Papa à cidade do Rio de Janeiro”, afirmou o chefe do CGNA.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Colaboração: Mariana Mazza Batista
Foto: Fabio Maciel