Notícias
Saiba como funciona o GNSS: Sistema Global de Navegação por Satélite
Esse sistema contribui para a segurança e eficiência das operações aéreas
publicado:
04/09/2024 08:57
A gestão estratégica do transporte aéreo brasileiro, somada ao desenvolvimento tecnológico dos equipamentos de bordo das aeronaves, à utilização de sistemas de navegação e à automação dos sistemas, tem permitido melhorias significativas para a aviação aérea.
As rotas das aeronaves não são mais delimitadas unicamente por auxílios de solo que emitem ondas de rádio captadas por instrumentos a bordo das aeronaves, mas também por satélites. Isso porque os conceitos aplicados aos novos sistemas de navegação são fundamentados no GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite).
O GNSS é o padrão estabelecido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para estes novos sistemas de navegação que são pautados em constelações de satélites.
O Sistema Global de Navegação por Satélite se baseia em um segmento de satélites em órbita terrestre. É definido como uma constelação de satélites que permite determinar o posicionamento e a localização de um veículo ou receptor em qualquer lugar do globo, seja em terra, mar ou ar.
O sistema é composto pelos satélites GPS (americano), o GLONASS (russo), GALILEO (europeu), BeiDou (Chinês) e o QZSS (japonês), além das SBAS, chamados de redes de aumento, que são grupos de satélites geoestacionários localizados sobre alguns continentes. Dentre elas, podemos citar a WASS (americano) e a EGNOS (europeia).
“Esse sistema é utilizado para guiar as trajetórias de pouso e decolagem das aeronaves, trazendo mais segurança operacional, fluidez ao tráfego aéreo e redução da emissão de gases nocivos na atmosfera”, explica o Capitão Bruno Garcia Franciscone, da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do Subdepartamento de Operações do DECEA.
Com sua precisão e confiabilidade, o Sistema Global de Navegação por Satélite desempenha um papel fundamental em muitos setores e continua a evoluir para atender às demandas crescentes de posicionamento global.
Com a modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o DECEA planeja e segue seu curso rumo ao desenvolvimento, dispondo do que há de mais eficaz para a atividade em toda a comunidade aérea internacional.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fabio Maciel
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues