Notícia Destaque

SAGITARIO: workshop define requisitos para atualização do sistema

publicado: 18/03/2024 14:20

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu, entre os dias 11 e 15 de março, o Workshop "Estratégias de Modernização do SAGITARIO: definição de requisitos para segurança, usabilidade e eficiência". Realizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), o evento reuniu profissionais do DECEA e suas unidades subordinadas, além de representantes da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea e da Atech Negócios em Tecnologias.

O Workshop teve por intuito avaliar, identificar e reunir os requisitos de software para a nova versão do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO). Desenvolvido no Brasil, o SAGITARIO é hoje um dos mais importantes softwares do controle aéreo do País. O sistema é atualmente utilizado nos Controles de Aproximação (APP – Approach Controls) e nos Centros de Controle de Área (ACC – Area Control Centers). É por meio dele, que os controladores conseguem, de suas telas, visualizar e controlar os voos no espaço aéreo brasileiro.

O workshop proporcionou um canal direto de comunicação entre as organizações regionais e o DECEA, facilitando a identificação de problemas e a busca por soluções conjuntas. “Nunca houve um workshop desse gênero. Antes, o processo de definição de requisitos era feito à distância, por meio de trocas de documentos e e-mails”, explica o assessor da Divisão de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Capitão Bruno Garcia Franciscone.

As informações coletadas durante o workshop serão utilizadas para compor o escopo de requisitos (build) da FASE 5 do SAGITARIO. Os requisitos solicitados podem ser classificados em três categorias: eficiência, que visam otimizar o desempenho do sistema e reduzir o tempo de resposta; usabilidade, focam na melhoria da interface do usuário e na facilitação da navegação; e Segurança, buscam fortalecer a proteção do sistema. Definidos, eles serão incorporados na nova versão do sistema, inicialmente prevista para começar a operar em 2025.

A iniciativa ratifica o empenho do DECEA na evolução do SAGITARIO e na busca por soluções que atendam às necessidades dos controladores de tráfego aéreo e contribuam para a segurança e a eficiência das operações aéreas no Brasil.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Daniel Marinho
Fotos: Luiz Perez


Assunto(s): SIRIUS Sagitário