Notícias

SAGITARIO: O novo sistema de controle de tráfego aéreo da Terminal São Paulo

publicado: 18/05/2016 16:25

 




No dia 1º de maio, às 6h da manhã, foi implantado no Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP) do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), o novo sistema de Controle Radar: Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), desenvolvido pela Atech do grupo EMBRAER.

Com novas funcionalidades, emissão de alertas e relatórios, o SAGITARIO permitirá ao Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO) do Controle São Paulo maior segurança durante a execução de sua tarefa, e também uma ordenada e rápida circulação aérea na maior terminal do Brasil, a Terminal São Paulo.

Cerca de duzentos controladores de voo do Controle São Paulo, realizaram o curso do novo sistema, referente ao módulo Controlador/Assistente. Durante a realização do curso, o acompanhamento realizado através das críticas apontou para a necessidade de uma Simulação em Tempo Real (STR) com carga horária de 8 horas, que teve como principal objetivo treinar, com base no conhecimento adquirido nos cursos CIS045 OPR01 e CIS045 OPR02, as ferramentas disponíveis no software SAGITARIO, possibilitando aos controladores de voo do APP-SP desenvolver habilidades para utilizar a ferramenta antes do início de operação do SAGITARIO.
O novo sistema já está implantado em todos os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e passou a ser utilizado na terminal São Paulo, substituindo o sistema X-4000.

O SAGITARIO é um software nacional capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo.
O Sistema trouxe várias inovações em relação ao X-4000. O software permite, por exemplo, a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor sob controle, para acompanhar, por exemplo, a evolução de mau tempo em determinada região do país. Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano e cancelamento de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que estava previamente planejado para o voo.

Além disso, etiquetas inteligentes, por meio de cores diferentes de acordo com o nível de atenção para o cenário, indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo.
Esse novo sistema permite que o controlador de voo tenha muito mais ferramentas à sua disposição, de forma mais objetiva, facilita o trabalho do piloto e traz mais segurança para o próprio ATCO ao tomar as decisões ou efetuar determinadas autorizações ao comandante da aeronave.

Na prática, as ações decorrentes do sistema poderão controlar maior demanda de tráfego aéreo, reverter em menor tempo de voo, com consequente economia para a empresa aérea, redução na emissão de gases, o que também reflete no aumento da pontualidade das empresas.  A concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de teclado, permitir maior concentração ao controlador e diminuir a fadiga do ATCO.

“O SAGITARIO permite ao controlador executar todos os comandos e coordenações necessárias por meio do mouse. As cores da tela também foram estudadas e projetadas para que não fossem agressivas e cansativas à visão do controlador de voo. Hoje a Terminal São Paulo, com o maior número de tráfego aéreo do país, possui a melhor filosofia de controle do espaço aéreo, muito semelhante aos implementados no continente Europeu”, explica o Chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Eduardo Wanderley Mano Sanches.

Desde o ano de 2014 o sistema SAGITARIO já está em funcionamento na Terminal do Rio de Janeiro, e agora com sua chegada na Terminal São Paulo, o Controle do Espaço Aéreo no eixo Rio - São Paulo está ainda mais assegurado, pelas diversas funcionalidades que o software  apresenta em relação ao anterior, proporcionando maior tranquilidade aos milhões de usuários e passageiros que sobrevoam anualmente nossa área de responsabilidade, proporcionando maior conforto e segurança operacional para toda sociedade brasileira.

Fonte: SRPV-SP
Revisão: Telma Penteado – jornalista (telmatbp@decea.gov.br)