Notícias

Já está disponível a edição especial da Revista Aeroespaço - Rio 2016

Mais um grande evento sediado no Brasil. E, mais uma vez, a Força Aérea Brasileira conduz, através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), as atividades de controle do espaço aéreo.


publicado: 22/08/2016 13:43

 





 







 




O Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) também formam o time da FAB com o DECEA nesse grande evento.




O DECEA publicou on line uma edição especial da revista Aeroespaço sob o título: A FAB nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, onde está retratada a trajetória dos profissionais envolvidos em mais essa missão extraordinária e de grande vulto para o País.




Na entrevista, o diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, atesta para a sociedade a confiabilidade do trabalho que a FAB realiza e destaca o planejamento do controle de tráfego aéreo e a integração de todos os profissionais integrados ao evento.




A história de sucesso da Sala Master de Comando e Controle é outro tema inserido na edição. A experiência do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) em eventos anteriores e os números da Olimpíada no Rio, de atrações, turistas, chefes de Estado, atletas, voos, aeroportos envolvidos estão contados na reportagem.




A estrutura de comunicações e controle de tráfego aéreo também é assunto relatado na revista, assim como os testes para as Olimpíadas, em conjunto com o Ministério da Defesa, que estão proporcionando interoperabilidade e maximização da operacionalidade da segurança do espaço aéreo nos Jogos Rio 2016.




Em outra reportagem, a vigilância eletrônica - a serviço da segurança dos Jogos - cumpre o monitoramento das áreas estratégicas em solo.




E, nos céus, o Esquadrão Hórus, de Santa Maria, com suas aeronaves remotamente pilotadas, estão monitorando o Rio de Janeiro durante os Jogos, de modo contínuo.




Outro assunto relevante é o que chamamos de restrições no espaço aéreo, já amplamente divulgado pela Aeronáutica. As alterações temporárias durante o evento esportivo foram muito bem planejadas e a parceria DECEA/COMDABRA revive a história de sucesso em eventos anteriores.




O PROSIMA - Programa de Simulação dos Movimentos Aéreos - já conhecido pelos controladores de tráfego aéreo, volta à pauta da Aeroespaço, dessa vez com a preparação desses profissionais que estão atuando nas Olimpíadas.




Todas as reportagens reconhecem que o trabalho em parceria, baseado em experiências anteriores de sucesso e na dedicação de profissionais bem capacitados, é a fórmula para o sucesso da FAB, do DECEA, do COMDABRA e do COMGAR.




Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: Daisy Meireles (RJ 215233 JP) - daisydm@decea.gov.br