Notícias

Reunião do Conselho Diretor do Sistema de Comando e Controle é realizada na CISCEA

publicado: 21/11/2014 12:25

 




Nos dias 18 e 19 de novembro, foi realizada a 22° Reunião do Conselho Diretor do Sistema de Comando e Controle (CD-SISMC2), no auditório Tenente Brigadeiro do Ar Paulo Victor, no Centro de Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), no Rio de Janeiro.



Na abertura, o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, deu as boas-vindas aos participantes, dez Oficiais-Generais das três Forças, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Aeronátuica, e 20 oficiais superiores do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

“Em nome da CISCEA quero das às boas-vindas a este seleto time que, em dois dias, discutirá atividades de interesse do Ministério da Defesa (MD) e de cada uma das Forças. Participei de reuniões como essa no passado em que basicamente se discutia sobre SISCOMIS. Mas entendo que existe espaço para maior atuação em nível de Defesa, porque o conhecimento de cada um facilita o diálogo”, explicou.

O Oficial-General fez menção ainda ao projeto desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), responsável pela coordenação e implantação do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), criado para atender necessidades estratégicas das Forças Armadas e da sociedade brasileira.

Em seguida, o Subchefe de Comando e Controle subordinada à Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, fez um preâmbulo sobre os temas a serem tratados na reunião e destacou a chegada do satélite geoestacionário em 2016, como um grande divisor de águas.

Na primeira apresentação, o Coronel Intendente Luis Claúdio Freitas de Oliveira, descreveu os assuntos tratados na última reunião. Entre os itens listados, edição de Portarias Normativas do Ministério da Defesa, atualização de Normas, revitalização de equipamentos e aquisição de ativos. Além, do Grupo de Trabalho Interoperabilidade, que reúne representantes das três Forças.

A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea também participaram da programação com palestras, incluindo, uma apresentação sobre o PESE, ministrada pelo Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, e outra sobre o sobre o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), proferida pelo Tenente-Coronel Aviador Guilherme Picolo Salazar Costa.

Após aprovação da Ata da 22° Reunião do Conselho Diretor do Sistema de Comando e Controle (CD-SISMC2), o Major-Brigadeiro Aguiar agradeceu o apoio da CISCEA na realização do evento, destacou a importância dos temas tratados e das deliberações que serão feitas pós-reunião. O Oficial-General reiterou o convite à visita ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

Organização militar pertencente ao Comando da Aeronáutica e subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o CGNA tem como missão a a gestão de ações nos processos de gerenciamento de tráfego aéreo.

O Tenente-Coronel Aviador Luiz Roberto Barbosa Medeiros, Chefe da Divisão Operacional do CGNA, fez uma breve explanação sobre os setores do CGNA e a atuação de cada um. Em seguida, foi feita uma visita ao Salão Operacional que funciona 24 horas por dia num trabalho de gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo no Brasil.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Texto: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.intraer