Notícias

Reunião de Manutenção realizada no PAME-RJ reforça o aprimoramento da logística do SISCEAB

publicado: 07/10/2014 10:28

 




No período de 29 de setembro a 3 de outubro, o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) sediou a Reunião de Manutenção (REMAN/2014), a qual teve seu primeiro registro na história da Organização, em 24 de abril de 1984, sob a coordenação do então subdiretor técnico da antiga Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV), Brigadeiro Engenheiro Paulo Teixeira da Silva. Após alguns anos de pausa, o evento foi retomado em 2005 e desde então, acontece anualmente nas dependências do PAME-RJ, por ser órgão central da logística de suprimento e manutenção do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).



O evento contou com a participação do Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Coronel Engenheiro Dalmo José Braga Paim, diretor do PAME-RJ, de representantes da área Técnica dos Órgãos Regionais subordinados, da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), de empresas fabricantes de equipamentos e fornecedores de serviços.

Esta reunião tem por objetivo aprimorar a logística do SISCEAB, promovendo assim, a coordenação e  a padronização de procedimentos. Os efeitos desta coordenação entre o DECEA  e seus Regionais são notórios, graças ao empenho de todos os envolvidos em tornar as ações propostas em resultados cada vez mais positivos para a segurança do espaço aéreo brasileiro.

No primeiro dia da REMAN foi apresentado um resumo das ações estabelecidas nas reuniões dos anos anteriores, as quais foram todas solucionadas, como também, a significativa queda do número de inoperâncias dos equipamentos utilizados na proteção ao voo sob a responsabilidade do DECEA.

Dentro dos assuntos debatidos, o Coronel Paim enfatizou a importância do Centro de Gerenciamento Técnico (CGTEC) para o SISCEAB, atribuição que o Parque recebeu em 2011, e ressaltou as ações que estão sendo realizadas para que, em breve, esta importante ferramenta seja plenamente utilizada para o monitoramento dos equipamentos e sistemas do SISCEAB, assim como o auxílio na tomada de decisão.

No encerramento do evento, o Brigadeiro Fernando enalteceu o elevado nível dos assuntos apresentados e a sua importância para a proteção ao voo, principalmente no salto que os debates vêm apresentando no tocante aos indicadores: "Agora estamos conseguindo números e este foi o grande diferencial e o brifim diário, instituído pelo Coronel Paim e a equipe técnica do PAME-RJ, deu outra dinâmica na parte de inoperâncias".




Fonte e fotos: Seção de Comunicação Social do PAME-RJ

Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br