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Resultado da Pesquisa de Clima Organizacional dirigida aos militares do SISCEAB

publicado: 19/03/2013 13:12

 




A pesquisa dirigida aos militares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), no mês de outubro de 2012, fecha um ciclo de trabalho iniciado em 2009, com os graduados, e estendido, em 2010, aos oficiais do Sistema – cujos resultados auxiliaram nas ações das organizações em 2011.



Na segunda edição, além de constatar os fatores que ainda merecem atenção, serviu também para verificar se essas ações foram percebidas e contribuíram para a melhoria do clima organizacional.

O número de participantes totalizou 7.447 militares, representando 93% do universo pesquisado.

A pesquisa teve como principal objetivo colher informações junto ao efetivo para mapear as suas necessidades e conhecer o grau de satisfação em relação a diversos aspectos organizacionais. Foram destacados oito fatores relacionados ao seu contexto de trabalho: satisfação e valorização profissional, comunicação interna, integração e cooperação, aspectos motivacionais, estrutura física do ambiente de trabalho, segurança da informação, atualização de conhecimento tecnológico e liderança.

Os resultados confirmaram alguns aspectos que já haviam sido detectados na primeira pesquisa. O principal deles é a vontade que os militares demonstraram de receber mais feedbacks positivos (elogios) e não só os negativos (críticas) de seus superiores. Outro fator citado por muitos entrevistados como desmotivador foi a falta de oportunidade de crescimento profissional. A melhora dos programas de qualidade de vida também é um desejo dos militares, assim como os serviços e benefícios, tais como transporte, apoio psicológico e serviço médico. Outro aspecto citado foi a insatisfação quanto aos programas de treinamento oferecidos para a sua capacitação profissional.

Em contrapartida, os militares apresentaram um bom nível de aceitação e utilização de ferramentas, como a intraer/internet, a revista Aeroespaço, sendo apontadas como instrumento de capacitação profissional. Outros fatores que apresentaram melhorias significativas foram, o conhecimento sobre o Conceito Operacional CNS/ATM, seguido da comunicação em suas diversas instâncias.

Confira a seguir alguns itens do questionário considerados positivos e outros que precisam ser melhorados de acordo com a visão dos militares do DECEA.

(+) PONTOS POSITIVOS

- Condições físicas do seu ambiente de trabalho.

- Comunicação com seus colegas de trabalho.

- Relacionamento da sua chefia imediata com os subordinados.

- Conteúdo e serviços prestado pelo site do DECEA na intraer e internet.

(-) PONTOS A MELHORAR

- Conhecimento em relação às novas funcionalidades e tecnologias da navegação área.

- Velocidade de conexão da intraer do DECEA.

- Programas de treinamento oferecidos para a sua capacitação profissional.

- Qualidade dos serviços e benefícios oferecidos pela organização.

As perguntas abertas apresentaram as principais sugestões de melhorias destacadas pelos militares. Assim, registra-se o agradecimento a todos que se propuseram a manifestar sua opinião, tornando-se agentes ativos do projeto de melhoria da realidade organizacional em suas dimensões físicas, materiais e biopsicossociais.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo, através da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), objetivou com esse trabalho, o conhecimento sistemático da realidade de nossa Instituição, pois somente conhecendo-a é que se torna possível fortalecer os aspectos positivos identificados e planejar ações que propiciem as mudanças almejadas.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)
Denise Fontes (RJ 25254JP) - denisedfsg@decea.gov.br