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Representantes do Instituto de Aeronáutica Civil da Venezuela conhecem o SISCEAB

publicado: 11/12/2018 15:12

 




 

Conhecer o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) foi o objetivo da visita de uma comitiva da Venezuela, no período de 4 a 6 de dezembro, representando o Instituto de Aeronáutica Civil (INAC) daquele país.

No Brasil, conheceram a sede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro, sendo recebidos pelo diretor-geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, na manhã do dia 4/12.

O vice-diretor - Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior, o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) - Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, o secretário-executivo da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) - Coronel Aviador Marcelo Morais de Oliveira,  e o Major Aviador Mariel Santos de Aguiar, representando a Seção de Coordenação e Controle de Gerenciamento de Tráfego Aéreo, recepcionaram a comitiva Venezuelana.

Na parte da tarde, a equipe do INAC - formada por seu diretor de Serviços de Navegação Aérea,  o General de Divisão da Reserva da Força Aérea Venezuelana Carlos Alberto Millán Yaguaracuto; pelo especialista em plano de voo e operador de telecomunicações aeronáuticas, Benjamin Gabriel Uquillas Gutiérrez; pelo chefe do Sistema Automatizado ATM, o controlador de tráfego aéreo Wilfredo Omar Gil Sánchez - tomou conhecimento do sistema de arrecadação de tarifas de navegação aérea do DECEA, por meio de uma palestra ministrada pelo adjunto da Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea (ATAN), José Carlos Arelhano Pontes. Carlos Augusto Maul de Oliveira, da seção de Faturamento da ATAN, esclareceu todas as dúvidas da comitiva do INAC.

Logo após, seguiram para o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), acompanhados do chefe do SDOP, que apresentou as principais atividades da Organização, ressaltando os serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) e as demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).

Com a presença do Diretor-geral do DECEA, a delegação do INAC conheceu o salão operacional do CGNA e suas ações na coordenação do tráfego aéreo com outros países, com ênfase no SIGMA, o Sistema de Gestão de Fluxo de Tráfego Aéreo.

No dia seguinte, 06/12, os venezuelanos foram recebidos no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) pelo comandante, o Major Aviador Fábio Lourenço Carneiro Barbosa. No DTCEA-GL, o foco da equipe estava no Controle de Aproximação Rio (APP-RJ) e no SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), sendo atendidos pelo  2º Tenente Affonso em suas dúvidas.

A Venezuela está em operação com o X4000, com vista a operar o SAGITARIO, por isso a visita foi importante para o INAC. A comitiva teve a oportunidade de conhecer o Sistema que incorpora toda a inteligência associada ao controle de tráfego aéreo brasileiro e que é resultante de esforços despendidos estrategicamente pelo Comando da Aeronáutica, com o objetivo de obter e manter uma solução técnica nacional, assim como a otimização dos custos na realização de melhorias e na modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O SAGITARIO teve sua “prova de fogo” durante dois grandes eventos mundiais ocorridos no Brasil, a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Durante esses eventos, foram mantidos os níveis de segurança e eficiência das operações, mesmo com o grande aumento do fluxo de aeronaves no espaço aéreo brasileiro, promovendo um ganho operacional e contribuindo para o aumento da segurança de voo.

Ainda no DTCEA-GL, a comitiva do INAC informou-se mais sobre o SIGMA, que tem o objetivo de fazer a gestão de informações de tráfego aéreo, de plano de voo, do uso mais eficiente  da capacidade instalada de aerovias e aeroportos. O SIGMA faz uma melhor distribuição do tráfego aéreo e permite, também, uma série de facilidades aos seus usuários, tanto no preenchimento dos planos de voo, quanto no gerenciamento dos mesmos pelas autoridades responsáveis, diminuindo significativamente os erros. O próprio sistema conduz o processo, ou seja, oferece as opções de reposta para cada item do formulário. Ao final, o piloto pode validar os dados apresentados antes de enviar sua solicitação.

Continuando a programação, no período da tarde do dia 5/12, acompanhada pelo Major Mariel, a comitiva venezuelana seguiu para São José dos Campos, SP, com destino ao Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), onde visitaram o Laboratório de Simulação (LABSIM), onde os controladores de tráfego aéreo treinam, gradativamente, em cenários que aumentam de complexidade. Como ocorre na operação real, existe um interlocutor, que são os pilotos das aeronaves. No ICEA essa tarefa é realizada por controladores, especialistas em comunicações, em informações aeronáuticas e por meteorologistas treinados para a função. Em ambientes físicos separados, a interação acontece bem próxima da realidade do voo.

Na manhã de quinta-feira, 6/12, a comitiva seguiu para o Lab.Tech– Laboratório de Simulação, Ensaios e Treinamento, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), inaugurado em dezembro de 2017, pela Atech, empresa do Grupo Embraer. A nova área passa a concentrar as atividades de ensaios, treinamentos e programas de simulação dos sistemas desenvolvidos pela empresa.

No final da tarde, seguiram para a capital paulista, com o objetivo de retornar à Venezuela com os conhecimentos adquiridos durante o período da visita ao Brasil.

 

Reportagem: Daisy Meireles

Fotos: 1S Pantoja - ICA