Notícias

Representantes da Petrobras Distribuidora avaliam cooperação em visita à Sala Master de Comando e Controle

publicado: 02/07/2014 17:41

 




A Petrobras Distribuidora é uma das 15 empresas governamentais que tomam assento na Sala Master de Comando e Controle.

Em visita de relacionamento ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) hoje, 2 de julho, os representantes da Petrobras Luiz da Costa Rodrigues, Julio Cesar Turatii e Jefferson Porto Neves Conceição – foram recebidos pelo Coronel Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, adjunto da Sala Master de Comando e Controle.

Visita BR (2)

“A interação com outros órgãos federais ligados à aviação na Copa do Mundo de Futebol da Fifa 2014 vai servir de experiência para uma nova participação da empresa nas Olimpíadas de 2016″, quem afirma é o gerente setorial de inteligência e segurança da informação do Gabinete da Presidência da Petrobras, Luiz da Costa Rodrigues.

“É nosso interesse continuar cooperando com a Aeronáutica nesses grandes eventos. Nossa participação vai estreitar nossas relações com outros órgãos” – afirmou Luiz da Costa Rodrigues.

As operações de distribuição aumentaram e houve maior complexidade logística. A Petrobras Distribuidora tem representantes em 28 aeroportos das cidades sede e de apoio à Copa do Mundo. Assim, o compartilhamento das informações na Sala Master geraram bons resultados. Com o recebimento antecipado das informações, a Petrobras Distribuidora pode coordenar melhor a logística, a capacidade e o volume de combustível a ser utilizado para o abastecimento das aeronaves militares, das delegações, da Fifa e dos chefes de Estados.


O representante da Petrobras na Sala Master é  João Roberto Ferreira Alves, auditor e inspetor da Gerência de Operações e Padrões de Aviação. João fiscalizou e verificou o comportamento dos 28 aeroportos envolvidos no evento para atestar a qualidade do serviço prestado e os procedimentos logísticos adotados. “É a nossa primeira participação na Sala Master e essa experiência vai nos direcionar para as situações passíveis de reajuste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Temos total acesso às informações que afetam a Petrobras e esse estreitamento com os outros órgãos  nos permite agilizar todos os procedimentos de abastecimento das aeronaves”, declara João.


Ele é a pessoa de ligação entre a Sala Master de Comando e Controle e os Aeroportos operados pela Distribuidora BR. Com as informações de movimentações das delegações e voos FIFA recebidas na Sala, repassa para as unidades de abastecimentos. Assim,  é possível fazer um planejamento para atendimento dessas demandas. Após receber as informações meteorológicas, ele pode alertar as unidades de apoio (aeroportos alternativos) de possíveis voos alternados.


Após a Copa do Mundo 2014, será realizado um encontro da Gerência de Produtos de Aviação da Petrobras para avaliação das operações. Após conclusão das análises, a Petrobras dará continuidade ao planejamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.


Na opinião de João, seria muito importante o envolvimento de todas as áreas como realizado na Sala Master, para que esse trabalho em conjunto possa eliminar qualquer possibilidade de falhas.


João conta uma situação crítica ocorrida em Recife num dia de jogo e que foi solucionada por conta da presença na Sala Master. A cidade estava alagada pelas chuvas e o transporte de suprimento (carretas) do aeroporto foi bloqueado. Em contato com o chefe da Sala Master, ficou de prontidão para acionamento de emergência, mas não houve necessidade, a situação voltou ao normal com a diminuição das chuvas.


“Acredito que as informações recebidas foram importantes para evitar problemas nos abastecimentos, já que não tivemos nenhum atraso ou falta de produto em nenhum aeroporto operado pela BR” – declara João.


“O governo planejou, treinou e investiu para esse sucesso. Estamos fazendo gol na Copa do Mundo através do compartilhamento das informações” – disse o Coronel Luiz Ricardo – sobre a interação dos 17 órgãos que tomam assento na Sala Master e que direcionam para a tomada de decisões.


Assessoria de Comunicação Social do DECEA


Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP)


Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)


Assunto(s): Copa do Mundo 2014