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Regularização de Aeródromos Militares é tema da Área AGA

publicado: 05/02/2020 16:02

 




Com o objetivo de harmonizar o cenário operacional do Aeródromo Augusto Severo (SBNT), localizado em Natal (RN), o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), em parceria com o Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), promoveu um encontro com os Esquadrões Aéreos locais, na última quinta-feira, dia  30 de janeiro, tendo como ponto focal a regularização do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA).

Participaram da reunião o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal (DTCEA-NT), Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Márcio Lima da Silva; o Chefe da Seção de Controle das Operações Aéreas Militares (SCOAM) da ALA 10, Major Aviador Éderson Gonçalves; a Tenente Engenheira Marina Tathyann B. D. Gomes, representando o Destacamento de Infraestrutura da Aeronáutica de Recife (DTINFRA-RF); e Pilotos dos Grupos de Aviação que compõem a ALA 10, os Tenentes Tiago Luís de Oliveira Marques, José Ricardo de Andrade Guimarães, Eduardo Araújo da Silva e o Sargento Filipe da Costa Cardoso, todos Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo.

Os temas discutidos no evento foram o Levantamento Topográfico de SBNT, a regularização do PBZPA e a reabertura da taxiway golf (TWY G) para otimização do uso das pistas pelos Esquadrões.

Entretanto, para que o objetivo seja alcançado, algumas ações devem ser tomadas e, como é de interesse do DECEA que os Aeródromos Militares estejam em conformidade com as legislações vigentes, tais quais as que regem as condutas dos Aeroportos Civis, a força-tarefa iniciou as tratativas necessárias.

A primeira atividade a ser realizada é o levantamento do relevo, com o consequente apontamento dos obstáculos que possam violar as zonas de proteção, tarefa específica do DTINFRA-RF.

Isso posto, juntamente com os responsáveis técnicos da área de Engenharia, o CINDACTA III moverá gestões em prol da confecção e propositura do Plano Básico, que seguirá analisado por meio do Sistema de Gerenciamento de Processos da Área de Aeródromos (SysAGA), até sua aprovação pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), trâmite que será acompanhado pela Seção de Coordenação e Controle de Aeródromos (DCCO5) do SDOP.

Além dessas ações, ficará a cargo da Administração Aeroportuária Local (AAL), na figura do Comando da ALA 10, tarefas como a marcação, pintura e iluminação no tocante às pistas, em complemento às atividades de Engenharia.

Os auxílios à navegação instalados no Aeródromo também serão objeto de proteção, logo terão seus Planos analisados e publicados aos moldes das normas atuais. O que se vislumbra é a garantia da segurança e a fluidez das operações aéreas no local.

Ao final da reunião, foram definidas datas futuras para que outras ações sejam tomadas, com previsão de um novo encontro para o mês de março do ano corrente.

 

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM DECEA) Texto: Ten Esp CTA Eduardo Silva Revisão: Telma Penteado Fotos: 2S BCT Costa