Notícias

Serviços de comunicação de dados serão modernizados em concessão do DECEA à SITA

publicado: 14/01/2011 11:32

 




A infraestrutura de comunicação de dados do País - que dá suporte às operações de voo - e alguns serviços de controle de tráfego aéreo serão reformulados e modernizados.


A iniciativa é conseqüência do acordo (concessão de serviços) entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a SITA – empresa provedora de soluções de TI e especialista em comunicações para a indústria do transporte aéreo.


O projeto inclui a completa modernização de todos os componentes da rede de

Comunicação - como os circuitos e estações de rádio - e a expansão da cobertura no espaço aéreo. Ele será a base para os serviços de comunicação data link das aeronaves equipadas com o ACARS - atualmente em operação no Brasil - e para a próxima geração, que utilizará a tecnologia ATN.


O novo sistema também substituirá a atual rede, denominada DATACOM, e será utilizado pelo DECEA para permitir a troca de mensagens tanto entre aeronaves e controladores, quanto entre as companhias aéreas e seus centros operacionais.


Com o objetivo de prover ferramentas e sistemas mais aprimorados e garantir aos controladores e pilotos a automação desejada, o acordo concedeu à empresa a operação destes serviços até 2030.


Para o Brigadeiro Ramon Borges Cardoso, Diretor Geral do DECEA “este envolvimento aumenta ainda mais a confiança na SITA como parceira para a modernização da infraestrutura de controle do tráfego aéreo, de modo a preparar o Brasil para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, para os Jogos Olímpicos de 2016, além do futuro crescimento do sistema de transportes do país”.

 

Norbert Steiger, Vice-Presidente Regional da SITA para América Latina e Caribe destacou que “a SITA tem sido parceira do DECEA por 15 anos e que junto ao mesmo estará realizando um projeto ambicioso para prover aos passageiros os mais sofisticados sistemas de comunicação disponíveis. Isto inclui o uso de mais de 50 novas estações de VHF data link Modo 2 e de tecnologia ATN (Aeronautical Telecomunications Network, protocolo padrão do ICAO).”




Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/ DECEA)