Notícia Destaque
Publicados novos procedimentos de saída por instrumentos para o aeroporto Santos-Dumont
Esses procedimentos vão trazer grandes benefícios para o aeroporto e é uma boa notícia para os usuários do espaço aéreo.
publicado:
15/07/2021 13:46
Os usuários do Aeroporto Santos-Dumont (SDU) têm um motivo especial para comemorar a data de hoje, 15 de julho de 2021. Isso porque foram publicados e disponibilizados os Procedimentos de Saída por Instrumentos (SID - do inglês Standard Instrument Departure) para o aeroporto carioca.
Essas SID foram desenvolvidas considerando-se o conceito RNP AR (do inglês Required Navigation Performance – Autorization Required - Performance de Navegação Requerida), que oferecem grandes benefícios às operações aéreas nos aeroportos, especialmente em termos de maior acessibilidade e eficiência de voo. Vão preencher, ainda, uma importante lacuna em relação aos voos que acontecem no Santos-Dumont.
Isso porque as aeronaves podiam realizar operações de aproximação em condições de teto e visibilidade bastante reduzidas, mas ainda não contavam com procedimentos similares de saída que pudessem utilizar para a decolagem.
As características principais desse novo tipo de procedimento são:
1 - maior acessibilidade ao Aeroporto Santos-Dumont, devido à significativa redução do teto (de 700 pés para zero pé) e da visibilidade (de 4.000 metros para 800 metros);
2 - redução da probabilidade de arremetidas e consequente necessidade de prosseguir para aeroportos de alternativa, o que favorece a segurança operacional, a redução de gastos para as empresas e melhora a satisfação dos passageiros;
3 - maior eficiência do voo, uma vez que a aeronave decola em condições de voo por instrumentos, guiando-se pelas trajetórias providas pelo procedimento de saída RNP AR;
4 - maior utilização do aeroporto e redução de problemas associados à malha aérea, tais como atrasos e perdas de conexões, por conta da suspensão das operações devido a condições meteorológicas adversas.
O trabalho foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, envolvendo especialistas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) , do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e de empresas aéreas.
Este empreendimento consta do Programa de Trabalho do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), que é um fórum permanente, criado com o objetivo de discutir oportunidades de melhorias na organização e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, por meio de estudos específicos.
O Tenente-Coronel Aviador Clóvis Fernandes Júnior, responsável pela equipe do DECEA no projeto, também comemorou os resultados alcançados: “Foram dois anos de estudos, pesquisas, simulações e análises para a conclusão do projeto SID RNP AR. Agora as aeronaves já podem pousar e decolar, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis no Aeroporto Santos-Dumont, mantendo-se os mesmos níveis de segurança operacional e aumentando, de forma significativa, a eficiência das operações aéreas naquele aeroporto”.
O DECEA já estuda a possibilidade de elaborar saídas RNP AR para outros aeroportos, o que irá ampliar, ainda mais, os benefícios alcançados para o Aeroporto Santos-Dumont.
Importante ressaltar que, por tratar-se de um procedimento que requer uma autorização “especial”, os usuários devem obter da ANAC uma aprovação para utilizar o procedimento.
Fonte e fotos: Divisão de Operações do ICA
Editado por Daisy Meireles
Essas SID foram desenvolvidas considerando-se o conceito RNP AR (do inglês Required Navigation Performance – Autorization Required - Performance de Navegação Requerida), que oferecem grandes benefícios às operações aéreas nos aeroportos, especialmente em termos de maior acessibilidade e eficiência de voo. Vão preencher, ainda, uma importante lacuna em relação aos voos que acontecem no Santos-Dumont.
Isso porque as aeronaves podiam realizar operações de aproximação em condições de teto e visibilidade bastante reduzidas, mas ainda não contavam com procedimentos similares de saída que pudessem utilizar para a decolagem.
As características principais desse novo tipo de procedimento são:
1 - maior acessibilidade ao Aeroporto Santos-Dumont, devido à significativa redução do teto (de 700 pés para zero pé) e da visibilidade (de 4.000 metros para 800 metros);
2 - redução da probabilidade de arremetidas e consequente necessidade de prosseguir para aeroportos de alternativa, o que favorece a segurança operacional, a redução de gastos para as empresas e melhora a satisfação dos passageiros;
3 - maior eficiência do voo, uma vez que a aeronave decola em condições de voo por instrumentos, guiando-se pelas trajetórias providas pelo procedimento de saída RNP AR;
4 - maior utilização do aeroporto e redução de problemas associados à malha aérea, tais como atrasos e perdas de conexões, por conta da suspensão das operações devido a condições meteorológicas adversas.
O trabalho foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, envolvendo especialistas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) , do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e de empresas aéreas.
Este empreendimento consta do Programa de Trabalho do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), que é um fórum permanente, criado com o objetivo de discutir oportunidades de melhorias na organização e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, por meio de estudos específicos.
O Tenente-Coronel Aviador Clóvis Fernandes Júnior, responsável pela equipe do DECEA no projeto, também comemorou os resultados alcançados: “Foram dois anos de estudos, pesquisas, simulações e análises para a conclusão do projeto SID RNP AR. Agora as aeronaves já podem pousar e decolar, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis no Aeroporto Santos-Dumont, mantendo-se os mesmos níveis de segurança operacional e aumentando, de forma significativa, a eficiência das operações aéreas naquele aeroporto”.
O DECEA já estuda a possibilidade de elaborar saídas RNP AR para outros aeroportos, o que irá ampliar, ainda mais, os benefícios alcançados para o Aeroporto Santos-Dumont.
Importante ressaltar que, por tratar-se de um procedimento que requer uma autorização “especial”, os usuários devem obter da ANAC uma aprovação para utilizar o procedimento.
Fonte e fotos: Divisão de Operações do ICA
Editado por Daisy Meireles