Notícia Destaque
Projeto LANDELL realiza Webinar no Canal do Youtube do DECEA
Com moderação do Tenente-Coronel CTA Clóvis Fernandes Júnior, Coordenador dos Subgrupos de Doutrina de Emprego e Capacitação CPDLC do Projeto LANDELL, o evento contou com palestras de especialistas do DECEA e do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).
Na abertura oficial do Webinar, o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, destacou que a partir do dia 09 de setembro será efetivado o uso da CPDLC – comunicação entre piloto e controlador por enlace de dados – no espaço aéreo continental brasileiro.
“Nascido de um conceito muito bem executado e bem-sucedido desde 2009, na área de responsabilidade de controle de tráfego aéreo brasileiro sobre a porção do oceano Atlântico até próximo às costas da África, o uso da ferramenta CPDLC se estende agora para a porção continental do País, mais precisamente nas regiões Nordeste e Norte com a implementação do Projeto LANDELL”, explicou.
Empreendimento do Programa SIRIUS Brasil, está abarcado entre os projetos que tem objetivos estratégicos para a modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a consolidação da evolução do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) Nacional.
“A CPDLC Continental, quando comparada à ferramenta aplicada na Área do Atlântico, apresenta características técnicas e operacionais distintas, especialmente no que diz respeito ao espaço aéreo e ao controle de tráfego aéreo. Os resultados que estão aparecendo confirmam que estamos no caminho certo”, defendeu.
Em seguida foi a vez do gerente-geral do Projeto LANDELL, Capitão Especialista em Comunicações, Marcelo Mello Fagundes, fazer uso da palavra. “Vivemos hoje um momento muito importante para as comunicações aeronáuticas no Brasil e no mundo, um passo importante para habilitação dos conceitos ATM do futuro”, iniciou.
“Estamos próximos de tornar a CPDLC operacional no espaço aéreo continental brasileiro e, com isso, aumentarmos significativamente a segurança operacional para a aviação. Teremos um meio adicional para a comunicação PILOTO-ATCO (controlador de tráfego aéreo) não suscetível à ruídos, interferências ou dificuldades de entendimento”, continuou.
Capitão Fagundes explicou ainda que, com a utilização de mensagens pré-formatadas padronizadas, a emissão de autorizações complexas, que pode ser feita em várias tentativas, será mais rápida e de entendimento inequívoco.
“Para tornar esse projeto uma realidade foi feito um trabalho de conscientização de usuários, ATCO e pilotos. O DECEA implantou uma rede datalink nacional, foram desenvolvidas doutrinas operacionais de emprego da CPDLC e criadas normas e publicações orientadoras. O sistema ATC (controle de tráfego aéreo) nacional foi modernizado. Hoje, todos os profissionais que atuarão nos Centros de Controle de Aérea (ACC) que receberão a CPDLC estão preparados, capacitados e com as adequações cognitivas necessárias à utilização da CPDLC em sua rotina de trabalho. A abnegação de todos os envolvidos foi a chave para esses avanços”, elogiou.
Na sequência foram realizados dois blocos de apresentações com espaço para perguntas enviadas pelo chat no Youtube. No primeiro, a palestra foi feita pelo Segundo Sargento Gustavo César Soares de Oliveira, integrante dos Subgrupos de Doutrina de Emprego e Capacitação, que falou sobre os “Aspectos operacionais do Projeto LANDELL na prestação dos serviços de tráfego aéreo”.
Em seguida, o Suboficial Carlos José de Farias Júnior, Assessor dos Subgrupos de Doutrina de Emprego, Interação Homem-Máquina (IHM), Capacitação CPDLC e Coordenador dos cursos ATM042, ministrou sobre a “Versão 2.6 do SAGITARIO”.
O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO) é um software nacional, desenvolvido pela empresa ATECH, utilizado pelos controladores para o gerenciamento e controle do tráfego aéreo, que faz o processamento de dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites e os consolida em uma única apresentação visual para o controlador de voo.
Fechando o primeiro bloco do Webinar do Projeto LANDELL, foi feita uma rodada de perguntas e respostas, prontamente respondidas pelos palestrantes. Na continuidade, o Tenente-Coronel Fernandes Junior incentivou que os participantes continuassem mandando seus questionamentos para resposta após o segundo bloco de apresentações.
Na sequência, o Primeiro-Tenente Jorge Henrique de Oliveira Godoy, integrante do Subgrupo de Normas, falou sobre os “Aspectos de segurança operacional e as alterações normativas provocadas pelo Projeto LANDELL”. Depois foi a vez do Capitão Bruno Pacheco Santos Azevedo Costa, Coordenador do Subgrupo Técnico, que abordou os “Aspectos técnicos da operacionalização da CPDLC Continental”.
Por fim, o gerente do projeto LANDELL, Capitão CTA Cristian da Silveira Smidt, falou sobre a prova de conceito, que será realizada no período de 9 a 20 de agosto, nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. O objetivo é fazer uso prático dos conceitos operacionais e provisões técnicas desenvolvidas pelo projeto e identificar questões não previstas com a finalidade de corrigir ou mitigar inconformidade antes do início da operação, programada para o dia 9 de setembro de 2021.
Um dos espectadores do evento, Suboficial Flavio Aires, escreveu no chat que atuou no pioneirismo da implantação do CPDLC no Brasil (Região de Informação de Voo Amazônico - FIR-AO), onde teve a oportunidade de aprender com a aplicação dessa inovadora tecnologia como controlador e instrutor do Centro de Controle de Aérea Atlântico (ACC-AO), no período de 2009 a 2013. “Parabéns ao DECEA e a todos os envolvidos neste projeto, disseminando tecnologias cada vez mais avançadas no Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, disse.
O Coronel Engenheiro Marcos de Castro Pacitti também parabenizou a equipe envolvida no projeto LANDELL. “Novamente o DECEA na vanguarda da implantação e operacionalização dos meios de suporte ao ATM, no caso o CPDLC para mensagens ATS”, enalteceu.
Ao final do Webinar, o moderador Tenente-Coronel Fernandes Junior agradeceu aos palestrantes pelas apresentações que esclareceram sobre este complexo empreendimento do DECEA e da Força Aérea Brasileira. E estendeu agradecimentos a toda equipe do Projeto LANDELL, que nos últimos anos tem se empenhado para implementar este novo conceito de Comunicações Aeronáuticas entre pilotos e controladores, mantendo o Brasil na vanguarda da aviação mundial.
O vídeo do Webinar continuará disponível no YouTube, com previsão de disponibilidade também com legendas em inglês. Para aqueles que ainda tiverem alguma dúvida enviem suas perguntas ao endereço eletrônico landell@decea.mil.br.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Gisele Bastos (MTB 3833 PR)
Imagens: Fabio Maciel (RJ 33110 RF)