Notícias
Projeto Eco Norte: redução de tempo de voo, consumo de combustível e emissão de gases poluentes
publicado:
11/09/2024 11:48
Em mais um esforço para encurtar as trajetórias de voo e, ao mesmo tempo, reduzir seus impactos ambientais, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) implementará o projeto Eco Norte.
O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, em novembro de 2025. Nesse sentido, a implementação do Projeto Eco Norte pelo DECEA avaliza o comprometimento do estado brasileiro com os objetivos globais da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) em contribuir para um setor mais sustentável e ambientalmente responsável.
O Projeto, que é coordenado pelo Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), tem por objetivo otimizar a utilização do espaço aéreo permitindo uma distribuição mais eficiente das rotas de voo, proporcionando redução no tempo de voo, consumo de combustível e, por extensão, emissão de gases poluentes no espaço aéreo.
A iniciativa visa também a otimização das operações nas Áreas de Controle Terminal (TMA) de Belém, Manaus e Cuiabá, com intuito de diminuir a complexidade nos procedimentos de chegada e saída das Terminais.
Tomada de Decisão Colaborativa
O projeto está sendo desenvolvido por meio de um trabalho conjunto entre diversas organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e companhias aéreas.
Na fase de planejamento, estão sendo produzidos relatórios com oportunidades de melhoria nas localidades e elaboração das novas trajetórias propostas. Na fase de validação, serão utilizadas ferramentas e softwares para modelagem e validação de cenários, com o objetivo de mensurar a redução no consumo de combustível e emissões de CO2 na atmosfera. Já na fase de implementação, serão elaborados procedimentos, validação em voo e treinamento dos controladores de tráfego aéreo.
“O ICA será responsável por toda fase de planejamento, elaboração dos procedimentos de navegação aérea e das cartas aeronáuticas, com inserção em banco de dados e publicação nos Portais AISWEB e GEOAISWEB,”, explica o Gerente do Projeto Eco Norte, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Bruno da Silveira Topini.
Segundo o Chefe da Divisão Operacional do CINDACTA IV, Tenente-Coronel Aviador Luiz Mario de Arruda Victorio Junior, “a execução do projeto será realizada em três etapas, previsão de ser implementado em Belém, em 10 de julho de 2025; Manaus em 7 de agosto de 2025; e Cuiabá em 2 de outubro de 2025.”
O sucesso do projeto reafirma o compromisso do DECEA em promover um espaço área mais eficiente e flexível, com foco em inovações e melhorias que beneficiem a aviação no Brasil e o meio ambiente.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel e ME Portal da Copa
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues