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Projeto BR-UTM divulga agenda de reuniões para 2025
publicado:
06/12/2024 12:57
O Projeto BR-UTM, iniciativa que visa planejar estratégias para implementação do gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado no Brasil, divulgou a agenda de reuniões de desenvolvimento para 2025. Serão realizados dois eventos com a participação dos representantes da indústria, academia e governo que integram o projeto, nos períodos de 14 a 16 de abril e de 4 a 6 de agosto, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Os eventos seguem a segmentação por grupos temáticos, que buscam soluções para 26 desafios mapeados nas áreas de Tecnologia, Governança e Operacional.
A equipe de coordenação do Projeto BR-UTM, liderada pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e composta também por integrantes do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) e do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), realizará reuniões internas, previstas para os meses de fevereiro, junho, outubro e dezembro.
Requisitos de provedor de serviços UTM
Entre os dias 11 e 14 de novembro foi realizada, no ICEA, a V Reunião BR-UTM. O grupo de Tecnologia recebeu desenvolvedores de empresas parceiras para definir os requisitos de testes necessários à certificação de provedores de serviços UTM. O grupo apresentou uma solução para automatizar o processo de testes dos softwares que serão utilizados pelos provedores USS (UAS Service Suppliers, ou provedor de serviços UAS), que apoiarão o processo de acreditação desses sistemas.
Neste evento, a coordenação dos grupos de Governança e Operacional evoluiu na elaboração da Instrução do Comando da Aeronáutica que irá estabelecer as regras de solicitação e operação de Zonas UTM, bem como do fluxo da implantação de USS e de Provedor de Serviços de Dados Suplementares (SDSP). A expectativa é de que, na reunião prevista para abril de 2025, seja apresentada a minuta da norma aos participantes externos das áreas de governança e operacional.
O último dia da reunião foi dedicado à realização de uma demonstração prática das funcionalidades de um Centro de Comando e Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas, realizado pela empresa Birds. Foram apresentados os sistemas Orion DFM (Drone Fleet Management) e Vega UTM (Unmanned Traffic Management), destacando sua aplicação no gerenciamento e segurança do tráfego aéreo não tripulado e sua integração ao ECO-UTM, solução desenvolvida pelo BR-UTM para integração de dados UTM. Participaram da demonstração militares e civis do Instituto, assim como integrantes do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
“É impressionante a evolução de cada integrante durante o processo de desenvolvimento do projeto BR-UTM, permitindo a realização de testes integrados ao ecossistema UTM com elevado grau de maturidade, como o ocorrido nesse último encontro”, afirmou o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Robson Batista Cunha Santos, gerente do projeto BR-UTM.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: ATD, com informações do GSD-SJ, DCTA e ICEA
Edição: Tenente Raphaela Martorano
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
Foto: ICEA
A equipe de coordenação do Projeto BR-UTM, liderada pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e composta também por integrantes do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) e do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), realizará reuniões internas, previstas para os meses de fevereiro, junho, outubro e dezembro.
Requisitos de provedor de serviços UTM
Entre os dias 11 e 14 de novembro foi realizada, no ICEA, a V Reunião BR-UTM. O grupo de Tecnologia recebeu desenvolvedores de empresas parceiras para definir os requisitos de testes necessários à certificação de provedores de serviços UTM. O grupo apresentou uma solução para automatizar o processo de testes dos softwares que serão utilizados pelos provedores USS (UAS Service Suppliers, ou provedor de serviços UAS), que apoiarão o processo de acreditação desses sistemas.
Neste evento, a coordenação dos grupos de Governança e Operacional evoluiu na elaboração da Instrução do Comando da Aeronáutica que irá estabelecer as regras de solicitação e operação de Zonas UTM, bem como do fluxo da implantação de USS e de Provedor de Serviços de Dados Suplementares (SDSP). A expectativa é de que, na reunião prevista para abril de 2025, seja apresentada a minuta da norma aos participantes externos das áreas de governança e operacional.
O último dia da reunião foi dedicado à realização de uma demonstração prática das funcionalidades de um Centro de Comando e Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas, realizado pela empresa Birds. Foram apresentados os sistemas Orion DFM (Drone Fleet Management) e Vega UTM (Unmanned Traffic Management), destacando sua aplicação no gerenciamento e segurança do tráfego aéreo não tripulado e sua integração ao ECO-UTM, solução desenvolvida pelo BR-UTM para integração de dados UTM. Participaram da demonstração militares e civis do Instituto, assim como integrantes do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
“É impressionante a evolução de cada integrante durante o processo de desenvolvimento do projeto BR-UTM, permitindo a realização de testes integrados ao ecossistema UTM com elevado grau de maturidade, como o ocorrido nesse último encontro”, afirmou o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Robson Batista Cunha Santos, gerente do projeto BR-UTM.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: ATD, com informações do GSD-SJ, DCTA e ICEA
Edição: Tenente Raphaela Martorano
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
Foto: ICEA